CNBB

Semana da Vida Consagrada: religiosos são chamados a tornar presente o olhar de Deus

Na Semana Nacional da Vida Consagrada, celebrada de 16 a 22 de agosto, o Papa Francisco disse aos consagrados e consagradas: “olhar e ver o dom fiel de Deus, que é Ele mesmo, que não se retrai nas fragilidades, fraquezas e misérias”.

Levando em consideração os ensinamentos do Papa Francisco, dom João Inácio Müller, arcebispo de Campinas (SP) e membro da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), explica que a vida consagrada acolhe de braços abertos o dom do Senhor. “Os olhos dos consagrados veem a graça de Deus derramada em suas mãos. A pessoa consagrada, ao olhar-se, cada dia, conversa com o Senhor, que nela tem morada, medita sua vida a partir do Senhor, que lhe é familiar, de casa”, diz.

Aqui, de acordo dom João, o Espírito Santo, que sempre estava sobre Jesus, vem em sua ajuda. “Sabemos: em nossa vida e missão é preciso ter familiaridade com o Espírito Santo. Ele ‘choca’ nossa vida (chocar, como a galinha choca os ovos), inspira e impulsiona. Busquemos familiaridade com o Espírito Santo, familiaridade com o amor de Deus. São Francisco falava em ter, acima de tudo, o Espírito do Senhor e Sua santa operação”, diz.

O arcebispo salienta a importância de manter o olhar em Jesus, pois quem o faz aprende a viver para servir, como Deus. “Deus sempre viveu, e viveu para servir; sempre viverá e viverá para servir. A glória de Deus é o amor, é a vida entregue – o amor é a glória de Deus. O segredo é não se afastar do Senhor; é não deixar de caminhar por onde o Senhor está caminhando”, comenta dom João.

Assim, em comunhão com o Papa Francisco, o arcebispo garante que “os religiosos e as religiosas são chamados a tornar presente no mundo o olhar do Altíssimo: olhar da compaixão, olhar que vai à procura dos distantes, que não condena, mas encoraja, liberta, consola”.

“Caro irmão Religioso, querida irmã Religiosa, obrigado por se deixar amar e chamar por Deus. Obrigado por ser amostra grátis do Céu, da vida da Santíssima Trindade, da vontade do Altíssimo. Oxalá, Deus possa falar bem do seu viver a vocação. Parabéns pelo dom recebido do Alto, cultivado e doado”, finalizou.

 

Foto de capa: David Mark/Pixabay

O post Semana da Vida Consagrada: religiosos são chamados a tornar presente o olhar de Deus apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Artigos relacionados