CNBB

Igreja no mundo celebra festa de São Maximiliano Maria Kolbe, o mártir da caridade

Nesta sexta-feira, 14 de agosto, a Igreja celebra a santidade de vida daquele que enriqueceu o mundo e a Igreja ao tornar-se apóstolo pela imprensa, cavaleiro da Imaculada Virgem Maria e mártir da caridade. Raimundo Kolbe nasceu em 1894, na Polônia, numa família operária que o introduziu no seguimento de Cristo e, mais tarde, ajudou-o entrar para a família franciscana, onde tomou o nome de Maximiliano Maria.

Ao ser mandado para terminar sua formação em Roma, Maximiliano, inspirado pelo seu desejo de conquistar o mundo inteiro a Cristo por meio de Maria Imaculada, fundou o movimento de apostolado mariano chamado ‘Milícia da Imaculada’. Como sacerdote foi professor, mas em busca de ensinar o caminho da salvação, empenhou-se no apostolado através da imprensa e pôde, assim, evangelizar em muitos países, isto sempre na obediência às autoridades, tanto assim que deixou o fecundo trabalho no Japão para assumir a direção de um grande convento franciscano na Polônia.

Com o início da Segunda Grande Guerra Mundial, a Polônia foi tomada por nazistas e, com isto, Frei Maximiliano foi preso duas vezes, sendo que a prisão definitiva, ocorrida em 1941, levou-o para Varsóvia, e posteriormente, para o campo de concentração em Auschwitz, onde no campo de extermínio heroicamente evangelizou com a vida e morte. Aconteceu que diante da fuga de um prisioneiro, dez pagariam com a morte, sendo que um, desesperadamente, caiu em prantos:“Minha mulher, meus filhinhos! Não os tornarei a ver!”.

Movido pelo amor que vence a morte, São Maximiliano Maria Kolbe dirigiu-se ao oficial com a decisão própria de um mártir da caridade, ou seja, substituir o pai de família e ajudar a morrer os outros nove e, foi aceita, pois se identificou: “Sou um Padre Católico”.

No dia 10 de Outubro de 1982, o Papa João Paulo II o canonizou, já beatificado por Paulo VI em 1971.

80 anos de martírio e celebração

No próximo ano serão lembrados os 80 anos do martírio, e a Rede Imaculada de Comunicação irá celebrar a marca com uma nova produção da oração da Coroa de São Maximiliano Maria Kolbe.

A cada dia um pensamento do mártir da caridade vai nortear a oração oficial em louvor ao santo desses difíceis tempos.

São 14 invocações que o ouvinte rezará com a condução dos locutores da Rádio Imaculada e a participação especial do Frei Sebastião Benito Qualio, propagador da obra da Milícia da Imaculada no Brasil.

Essa caminhada tem início nesta sexta-feira (14) em três horários, às 18h, 23h30 e 2h30.

As missas serão celebradas pelo Frei Sebastião, às 8h15 e às 20h, no Santuário Imaculada Conceição e São Maximiliano Kolbe, localizado na estrada Morro Grande, 870, Bairro dos Finco, em São Bernardo.

As celebrações serão transmitidas pelas emissoras de rádio da Rede Imaculada de Comunicação.

 

 

Com informações da diocese de Joinville e Milícia da Imaculada

 

O post Igreja no mundo celebra festa de São Maximiliano Maria Kolbe, o mártir da caridade apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Artigos relacionados