CNBB

A grandeza da Vida Consagrada

Dom Adimir Antônio Mazali
Bispo de Erexim

 

Neste 3º. Domingo de agosto, junto à Solenidade da Assunção de Maria, a Igreja também celebra com profunda gratidão a Vida Consagrada. São homens e mulheres que, desde os primórdios do evangelho, dedicam-se integralmente ao serviço da Igreja e da humanidade. No ano de 2015, o Papa Francisco dedicou todo um ano para celebrar o dom da Vida Consagrada, convocando-os à confissão, com humildade e confiança em Deus, a fazerem uma revisão de suas vidas, para que pudessem viver a constante experiência do amor misericordioso do Senhor e a grandeza de sua vocação.

São pessoas que um dia receberam o chamado de Deus e se puseram livremente ao serviço de seu Reino, doando a própria vida de maneira exclusiva. Eles têm a missão radical de seguir Jesus Cristo pela profissão solene dos votos (Obediência, Pobreza e Castidade). Devem segui-Lo mais proximamente, fazendo com que seu testemunho de vida possa mostrar a alegria da fé a todos os homens e mulheres de cada época.

Um dos grandes pilares da vida consagrada é a dimensão da vida comum entre eles. O Papa acredita que “numa sociedade marcada pelo conflito, a convivência difícil entre culturas diversas, a prepotência sobre os mais fracos, as desigualdades, somos chamados a oferecer um modelo concreto de comunidade que, mediante o reconhecimento da dignidade de cada pessoa e a partilha do dom que cada um é portador, permita viver relações fraternas”.  As relações fraternas da vida comum dos consagrados são uma lembrança para nós de que devemos viver em comunhão, partilhando mutuamente a vida.

Os consagrados são aqueles que, no coração da Igreja e do mundo, não se cansam de testemunhar a grandeza e a beleza de seguir Jesus Cristo com alegria, oferecendo-se cada dia a Ele. Que Maria, assunta ao céu, a modelo fiel no seguimento a Cristo, dê perseverança e guarde os nossos consagrados (as) na resposta feliz do sim a Deus e aos homens e conduza sempre suas vidas no caminho da santidade.

Parabéns consagrados e consagradas. Deus os abençoe!

 

 

O post A grandeza da Vida Consagrada apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Artigos relacionados