CNBB

Vídeos da Campanha “Amazoniza-te” trazem clamores dos povos da Amazônia

Organizada pela Comissão Episcopal para a Amazônia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em parceria com outras organizações eclesiais e da sociedade civil, a Campanha “Amazoniza-te”, lançada no dia 29 de julho, propõe a participação ativa de todo o povo em defesa da Amazônia, seu bioma e seus povos ameaçados em seus territórios.

A iniciativa surge atenta ao contexto onde as violências contra os povos tradicionais são agravadas pela pandemia da Covid-19. É motivada, ainda, por uma conjuntura onde o desmatamento e a grilagem, as queimadas, a mineração e garimpo se intensificam, tornando-se agentes de proliferação do coronavírus nas comunidades da região amazônica.

Neste vídeo da Campanha, por exemplo, é abordada a preocupação com as queimadas que devastam a região. Lideranças indígenas exigem respeito com seus territórios, e o ator Wagner Moura defende importância do equilíbrio do ecossistema, fauna e flora brasileiras:

 

Neste outro vídeo divulgado no hotsite da Campanha, o foco está na pandemia do coronavírus, que expõe cada vez mais a vulnerabilidade dos povos indígenas. Depoimentos de lideranças indígenas abordam as dificuldades enfrentadas pelos povos em seus territórios e sobre o descaso do governo com a situação. “Se há um momento que é importante fortemente se engajar nessa luta é agora, porque talvez não haja mais para onde voltar”, afirma o ator Wagner Moura.

 

A importância fundamental da biodiversidade da Amazônia e sua preservação é o tema deste outro vídeo que também faz parte da Campanha. Lideranças falam sobre a ação de madeireiros e garimpeiros na região e, ainda, sobre suas lutas para defender seus territórios. A atriz Letícia Sabatella defende a necessidade de o povo cobrar de seus governantes uma atitude. “Nós precisamos preservar essa floresta para continuar ganhando com ela, para continuar tendo os recursos e as beneses que elas nos traz”, afirma a atriz Letícia Sabatella.

Saiba mais sobre a Campanha “Amazonizart-te” no hotsite: https://www.amazonizate.org/

O post Vídeos da Campanha “Amazoniza-te” trazem clamores dos povos da Amazônia apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Artigos relacionados