CNBB

CNBB realiza 13º Seminário de bispos referenciais do Laicato e de Ceb’s dos regionais

A Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou, nas manhãs dos dias 11 e 12 de agosto, o 13º Seminário com os Bispos Referenciais do Laicato e de Comunidades Eclesiais de Base (Ceb’s) dos 18 regionais da conferência.  Cerca de 65 representantes de diferentes expressões do laicato da Igreja no Brasil e bispos referenciais participaram da atividade realizado virtualmente na plataforma Zoom. A atividade teve como tema central: “Comunidades Eclesiais de Base”, aprofundado por dom Gabriele Marchesi, membro da Comissão para o Laicato, e Celso Faria, membro da Ampliada Nacional das Ceb’s.

Análise da realidade

O doutor em Ciências Sociais pela PUC Minas e membro da Comissão de Análise de Conjuntura da CNBB, Robson Sávio Reis Souza, conduziu o momento de reflexão sobre a atual realidade brasileira. Uma análise, segundo ele, sem ser exaustiva mas que apenas levantou algumas reflexões para o debate e orientação da ação do grupo.

O professor da PUC Minas destacou o contexto sociopolítico global, considerado como a partir da década de 1990, de hiper-modernidade, com uma sociedade pluralista caracterizada pela secularização e com o predomínio do “deus” mercado e hiper-exploração da casa comum para satisfação do consumo privado. Num contexto de crises climática e ambiental, econômica em escala global e democrática e de governança, segundo o professor, surgem narrativas populistas e nacionalistas de viés escatológico e religioso, de base conservadora.

O arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) dirigiu ao grupo uma mensagem da Conferência com foco especialmente no Pacto pela Vida e pelo Brasil, celebrado pela entidade em conjunto com organizações da sociedade brasileira. O Pacto, conforme definiu o Conselho Permanente da CNBB, trata-se de um processo de monitoramento e de construção de respostas, públicas e privadas, especialmente governamentais, no Brasil, à pandemia do novo Coronavírus.

Novas expressões de leigos

O segundo dia do encontro foi dedicado à apresentação do Centro Nacional de Fé e Política (Cefep) dom Hélder Câmara, do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), do Serviço Nacional de Comunhão “Charis”, em processo de estrutração no país a apresentação das expressões laicais: Mães que Oram pelos Filhos, Associações Laicais nascidas do carisma de ordens e congregações religiosas, novas comunidades e de profissionais cristãos. Também foram apresentadas as ações e pautas da Comissão Brasileira de Justiça e Paz e o processo da 6ª Semana Social Brasileira.

O bispo auxiliar do Rio de Janeiro e secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado, também participou da reunião. Ele informou que a CNBB só retorna às atividades presenciais após uma segurança sobre a saúde das pessoas, o que, em sua avaliação, só acontecerá depois da conquista da imunidade com a vacina. Contudo, dom Joel afirmou que a Igreja no Brasil não parou neste tempo. Segundo ele, o desafio agora é colocar em prática a criativade missionária. Ele também reforçou a necessidade do empenho de todos para levar adiante o Pacto pela Vida e pelo Brasil . “É importante que este pacto seja o guarda-chuva de muitos projetos construídos com base no diálogo num mundo cada vez mais plural”, destacou.

Ao final do encontro, o Laudelino Augusto dos Santos, assessor da Comissão Episcopal Pastoral o para o Laicato da CNBB reforçou que o Plano Quadrienal da Comissão continua em andamento, com algumas adaptações das atividades para o contexto da pandemia, como foi a realização do próprio 13º Seminário com os Bispos Referenciais do Laicato e de Comunidades Eclesiais de Base (Ceb’s) dos 18 regionais da conferência. Ele informou ainda que a Comissão está elaborando subsídios em preparação do Dia Nacional do Leigo, celebrado sempre na solenidade de de Cristo Rei, em novembro.

O bispo de Tocantinópolis (TO) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Giovane Pereira de Melo concluiu o seminário agradecendo a participação de todos, especialmente das novas expressões de leigos que chegam para integrar a Comissão para o Laicato da CNBB, dos bispos e da comissão organizadora do seminário. “Foram duas manhãs muito ricas. Todos saímos fortalecidos deste seminário”, disse.

O post CNBB realiza 13º Seminário de bispos referenciais do Laicato e de Ceb’s dos regionais apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Artigos relacionados