CNBB

Gratidão pela generosidade do povo

Dom José Gislon
Bispo de Caxias do Sul

 

No programa semanal a “Voz do Pastor”, tenho insistido sobre a necessidade de mantermos as portas do coração abertas à solidariedade e à caridade, para irmos ao encontro dos que estão passando por privações e necessidades, provocadas não só pela pandemia causada pelo COVID19, mas também pelo ciclone e pelas enchentes que afetaram a vida de milhares de pessoas.

Por isso, quero expressar publicamente a minha gratidão às pessoas, comunidades e instituições que responderam com generosidade ao apelo de solidariedade, feito através dos MCS, pelos sacerdotes e lideranças leigas em nossa Diocese de Caxias do Sul.

A resposta amorosa e generosa deste nosso querido Povo de Deus muito tem contribuído para amenizar as necessidades dos que estão passando por privações. Sei que muitas pessoas simples, até com poucos recursos, não estão se omitindo de participar desta rede de solidariedade em favor da vida, partilhando o pouco que possuem, para socorrer os que têm menos ainda. Gestos de amor e solidariedade, que nos remetem à experiência vivida pelo profeta Elias, quando, à entrada da cidade de Sarepta, pede a uma mulher viúva e pobre que lhe traga água e um pedaço de pão. Esta, na sua indigência, partilha com o profeta a sua situação de penúria, dizendo que na sua casa só tinha um pouco de azeite e um punhado de farinha, e estava juntando lenha para fazer um pão para ela e seu filho e depois não lhes restava que esperar a morte, porque não tinham mais nada. Mesmo assim, na sua generosidade, aquela pobre viúva aceitou partilhar o pouco que tinha com o profeta Elias. A sua fé no Deus do profeta lhe reabre a porta da esperança em favor da vida.

A caridade cristã, manifestada nos pequenos gestos de partilha e compaixão para com o próximo, nos envolveu numa grande rede de amor e solidariedade, que está fazendo a diferença neste momento da nossa história, permitindo que milhares de pessoas e famílias sejam socorridas com alimentos, vestuário, remédios etc. Que a nossa fé, possa continuamente ser manifestada no nosso amor e louvor a Deus, mas sem esquecermos do amor ao próximo, que podemos manifestar através da solidariedade e da caridade.

O post Gratidão pela generosidade do povo apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Artigos relacionados