CNBB

Durante 10º Simpósio das Famílias, bispo lança música “É tempo de cuidar”

A Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio da Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF), realizou no último sábado, 23 de maio, o 10º Simpósio Nacional das Famílias. O evento, promovido exclusivamente online, foi considerado inovador pelos membros da comissão e apresentou outra novidade: a música “É tempo de cuidar”, de autoria de dom Ricardo Hoepers, bispo de Rio Grande e presidente da Comissão para a Vida e a Família.

A música está em sintonia com a Ação Solidária Emergencial da Igreja no Brasil realizada neste tempo de pandemia do novo coronavírus, quando os cristãos são chamados a manter o espírito da Campanha da Fraternidade 2020, no sentido de promover o cuidado dos mais necessitados, por meio de um olhar bondoso e repleto de caridade como o que teve o bom samaritano.

Dom Ricardo apresentou a canção no início do evento, que abordou o tema “Família e Educação”. “Que essa música possa nos impulsionar a tornar a educação um instrumento de transformação do mundo e a sermos todos corresponsáveis uns pelos outros, a cuidarmos uns dos outros”, desejou dom Ricardo, que também ofereceu a obra para os educadores.

Nesta quarta-feira, dom Ricardo divulgou um convite a partir da ideia de que a música “pode ser a força que nos impulsiona para fazer o bem”. O bispo motiva que as pessoas gravem vídeos cantando a música e postem nas redes sociais com a hashtag da campanha: #tempodecuidar, a fim de que a interpretação da canção “seja também um modo de incentivar e impulsionar as pessoas a fazerem o bem”.

Veja o convite de dom Ricardo.

Cante e compartilhe a música É tempo de Cuidar

A música “É Tempo de cuidar” está em sintonia com a ação emergencial da Igreja no Brasil para este tempo de pandemia do novo coronavírus. Ela reflete o olhar do cristão diante das realidades de vulnerabilidade e, principalmente, dos necessitados. Confira o recado de dom Ricardo Hoepers e participe!#Tempodecuidar

Posted by Pastoral Familiar_CNBB on Wednesday, May 27, 2020

A letra, a partitura e a cifra da música podem ser baixadas aqui.

 

10º Simpósio Nacional das Famílias

A alternativa de realização de um evento nacional de forma online foi a solução encontrada pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar para manter viva a reflexão do tema “Família e Educação”, em sintonia com a proposta do Papa Francisco para o Pacto Educativo Global, diante da necessidade de cancelar o evento presencial – que seria em Aparecida (SP) – por conta da pandemia.

O 10º Simpósio Nacional das Famílias movimentou o canal da Pastoral Familiar no Youtube com recorde de visualizações, chegando a praticamente 37,4 mil pessoas, no último dia 23 de maio. Foram 15.413 expectadores únicos, número que considera as contas logadas na plataforma, e 9,5 mil comentários durante todo o dia. De acordo com a projeção dos organizadores, considerando os casais e famílias que poderiam estar assistindo juntos a partir de uma única conta no Youtube, o número total de expectadores pode ter passado de 30 mil pessoas em todo o Brasil.

O Simpósio, da forma como foi idealizado quando surgiu essa pandemia, seria muito mais simples ser cancelado, mas, quando optamos por fazer neste formato inauguramos um novo tempo”, analisou Luiz Stolf, que coordena nacionalmente a pastoral junto com sua esposa, Kathia Stolf.

O evento foi iniciado com uma videoconferência que reuniu os bispos membros da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB: dom Ricardo Hoepers, bispo de Rio Grande (RS) e presidente da comissão, dom Armando Martín Gutiérrez, bispo de Bacabal (MA), e dom Bruno Elizeu Versari, bispo de Campo Mourão (PR). Também o assessor da Comissão, padre Crispim Guimarães, e o casal coordenador nacional, Luiz e Kathia Stolf.

Mensagem do Papa

O Papa Francisco enviou uma carta às famílias do Brasil por ocasião do Simpósio. No texto, o pontífice fez um convite para que as famílias sejam animadas pela “criatividade do amor”. A mensagem na íntegra pode ser conferida aqui. O evento também recebeu uma mensagem do arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo.

Confira mais informações sobre as palestras e exposições durante o 10º Simpósio das Famílias

O post Durante 10º Simpósio das Famílias, bispo lança música “É tempo de cuidar” apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Artigos relacionados