CNBB

Hoje, dia 21 de maio, é comemorado no Brasil o Dia Nacional da Língua Portuguesa

Neste dia 21 de maio, Dia Nacional da Língua, o portal da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) retoma os debates e a articulação dos bispos dos países lusófofanos, comunidade da qual o Brasil faz parte. Em janeiro deste ano, de 16 a 21, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou o bispo de Cornélio Procópio (PR) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso da CNBB, dom Manoel João Francisco, para participar do XIV Encontro dos Bispos dos Países Lusófonos (EBPL), realizado em Guiné-Bissau. Participaram do encontro bispos e representantes das Conferências Episcopais de Angola, Brasil, Guiné-Bissau, Portugal e São Tomé e Príncipe.

Uma das conquistas desta articulação foi a aprovação, no XIII Encontro dos Bispos Lusófonos, de 27 a 29 de abril de 2018, em Cabo Verde, da proposta de que a Língua Portuguesa seja incluída entre os idiomas oficiais das assembleias do sínodo.

Participantes do XIV Encontro dos Bispos dos Países Lusófonos (EBPL), realizado de 16 a 21 de janeiro de 2020, em Guiné-Bissau.

O encontro de 2020 teve como tema “O Diálogo Inter-Religioso na Construção da Paz e do Desenvolvimento nos Países Lusófonos”. Além desta temática principal, também foram abordadas questões como a proteção de menores e pessoas vulneráveis e a Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá em Portugal em 2022. O programa incluiu ainda uma visita ao Presidente da República da Guiné-Bissau e vários encontros com outras entidades nacionais.

Na carta-compromisso divulgada no dia 20 de janeiro, os bispos dos países de Língua Portuguesa afirmaram que “vivemos um tempo de grande crise”, no qual “a ameaça à família, a relativização dos valores e as alterações climáticas” colocam em risco a sobrevivência da família humana. Para os bispos, é “urgente a revisão e transformação dos modos de vida”, a nível global, e que estão nas relações humanas – entre pessoas e entre comunidades, e as estruturas sociais e políticas – “todas as formas de desequilíbrio, de abuso e de violência”.

“O Compromisso de Bissau pela Paz, a Fraternidade Humana e a Vida em Comum no Espaço Lusófono, que aqui afirmamos, é manifestação da nossa vontade de continuar a aprofundar a reflexão e o diálogo e a desenvolver parcerias e ações conjuntas nos países lusófonos. Estendemos o convite a todos os que se revejam neste compromisso, para que nos associemos no desenvolvimento desta missão”.

Os participantes indicam, neste sentido, que “juntamente com outros grupos religiosos, cristãos e muçulmanos podem e devem melhorar o seu envolvimento uns com os outros, começando na reflexão sobre valores compartilhados, desenvolvendo confiança, partilhando preocupações comuns e aprofundando o diálogo nas suas múltiplas possibilidades em conteúdo e forma: diálogo de oração e espiritualidade, diálogo de justiça social, ecologia integral e direitos humanos, diálogo de convivência na hospitalidade mútua”.

Confira a carta do Encontro aqui:

O post Hoje, dia 21 de maio, é comemorado no Brasil o Dia Nacional da Língua Portuguesa apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Artigos relacionados