CNBB

Pastoral Vocacional promove iniciativas de oração e partilha nas redes sociais

No último domingo, quando a Igreja celebrou Jesus Bom Pastor, também foi o Dia Mundial de Oração pelas Vocações. Aqui no Brasil, a Pastoral Vocacional e o Serviço de Animação Vocacional promoveram desde o dia 27 de abril, pelas redes sociais, várias iniciativas para favorecer as preces, a divulgação e a partilha sobre o chamado do Senhor à vida religiosa, matrimonial, sacerdotal e laical.

No Instagram, a Pastoral Vocacional divulgou cards com trechos da mensagem preparada pelo Papa Francisco para o 57º Dia Mundial de Oração pelas Vocações. Também foi incentivado o uso das hashtags #EuRezoPelasVocações#JuntosEmProlDasVocações.

Em parceria com a revista de animação vocacional Rogate, foi oferecida uma opção de tema para foto do perfil do Facebook relacionado ao 57º Dia Mundial de Oração Pelas Vocações e templates para serem usados nos stories do Instagram e do Facebook. 

Segundo o padre Reinaldo Leitão, religioso rogacionista e diretor da revista Rogate, a ideia de se motivar uma semana de oração pelas vocações veio da própria motivação que o Papa Francisco fez em sua mensagem para o 57° Dia Mundial de Oração pelas vocações. “A partir desta mensagem, a Revista Rogate de Animação Vocacional encabeçou este pequeno projeto para incentivar toda Igreja no Brasil a ‘vocacionalizar’ os stories das redes sociais possibilitando, assim, uma rede online de orações pelas vocações. Foi algo simples, mas que ao nosso ver possibilitou uma conexão de orações em prol das vocações e que para nós é muito importante, pois precisamos criar uma cultura vocacional”.

Neste tempo de pandemia, com as pessoas em isolamento domiciliar, o religioso ressalta a necessidade de “juntar forças para ultrapassar esta tempestade que assombra nossas famílias”, nesse sentido, a iniciativa reuniu Pastoral Vocacional Nacional, Instituto de Pastoral Vocacional, Congregação Rogacionista, Conferência dos Religiosos do Brasil e Revista Rogate.

“Juntamente com as hashtag #JuntosEmProlDasVocações #EuRezoPelasVocações foram postados nos stories destes organismos imagens e vídeos vocacionais com trechos da mensagem do Papa. Também foram produzidos por meio da Revista Rogate subsídios vocacionais, tais como terço na ótica vocacional, celebrações vocacionais etc. Foi uma simples iniciativa nas redes, mas que trouxe positivamente uma sensibilidade vocacional para o centro da ideia de que todos devemos nos comprometer em rezar, cultivar, discernir, acompanhar e motivar o florescimento vocacional seja nas redes de presença online, seja em nossas comunidades eclesiais ou nas igrejas domésticas. Rezar, animar e Servir as vocações é a nossa missão”, partilhou padre Reinaldo.

Na arquidiocese de Ribeirão Preto (SP), o Serviço de Animação Vocacional/Pastoral Vocacional produziu uma série de vídeos que são divulgados diariamente com reflexões a respeito das diversas vocações e com o convite à oração.

Na impossibilidade de realizarmos a Semana de Oração pelas Vocações, como todos os anos, com propostas de atividades presenciais em nossas paróquias, tivemos a ideia de nos servirmos dos meios que temos ao nosso alcance: as mídias sociais. Assim, a partir do material da Pastoral Vocacional Nacional, produzimos, cada dia dessa semana, um pequeno vídeo convidando os fiéis à oração, mantendo assim nossa comunhão“, contou o padre Alexandre Canella Sanches, responsável pelo SAV na arquidiocese.

Confira os vídeos divulgados pela arquidiocese de Ribeirão Preto:

Confira os vídeos da arquidiocese de Ribeirão Preto

No último domingo, o arcebispo de Ribeirão Preto, dom Moacir Silva, dirigiu-se a toda a arquidiocese, recordando o 57° dia Mundial de Oração pelas Vocações e o pedido para que os fiéis rezem “por santas e generosas vocações”. Segundo padre Alexandre, a resposta à iniciativa tem sido bastante positiva, “sobretudo pelo alcance que as mídias sociais nos oferecem, além do mais, trata-se de um ‘lugar’ onde podemos nos encontrar com maior facilidade com nossos jovens”.

Outra iniciativa da arquidiocese é uma live nesta quinta-feira, 7, na página do Facebook. Na transmissão, haverá interação com diversas expressões de Vocação Eclesial: à vida sacerdotal; ao matrimônio; à Vida Consagrada; ao Diaconato Permanente. “Esperamos, com isso, ajudar a tantos que têm dificuldade de discernir a Voz do Supremo Pastor, ou que, tendo-a ouvido, estão amedrontados quanto à resposta que darão”, salienta padre Alexandre.

O post Pastoral Vocacional promove iniciativas de oração e partilha nas redes sociais apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Artigos relacionados