CNBB

Dom Jaime Spengler e Carlos Campos refletiram em live formas de ajudar em tempos de pandemia

Com o tema: formas de ajudar em tempos de pandemia, o arcebispo de Porto Alegre (RS) e primeiro vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Jaime Spengler, e o diretor executivo da Cáritas Brasileira, Carlos Humberto Campos, participaram nesta terça-feira, às 17h, de mais uma live nas redes da CNBB e Cáritas Brasileira e no canal do Youtube da CNBB sobre a Ação Solidária Emergencial da Igreja no Brasil, que tem como lema ‘É tempo de cuidar’.

O mundo vive um momento difícil diante dessa pandemia. Muitas pessoas estão vivendo situação de vulnerabilidade e precisam urgentemente de ajuda. Portanto, esse é o momento de exercitar a solidariedade e arregaçar as mangas, pois toda a ajuda é bem-vinda. Durante a live, o diretor executivo da Cáritas Brasileira, Carlos Humberto Campos, explicou que existem várias formas de contribuir neste tempo de pandemia.

“Um primeiro gesto é o cuidado individual. Eu posso individualmente dar a minha contribuição nesse momento. Cuidar de mim e daqueles que estão ao meu redor. A outra forma é comunitariamente. De que forma eu posso olhar ao lado, ao meu redor e ver quem está necessitando e saber com o que posso contribuir”, destaca.

A Campanha busca estimular a solidariedade por meio de gestos concretos como a arrecadação de alimentos, produtos de higiene e limpeza. Também busca incentivar a promoção do cuidado no campo religioso, humano e emocional.

Nesse sentido, o arcebispo de Porto Alegre e primeiro vice-presidente da CNBB, dom Jaime Spengler, ressalta que esta ação solidária vem reforçar o trabalho social já realizado nas comunidades paroquiais em todo o país.

“Nós precisamos desenvolver a obra do cuidado. Em primeiro lugar, o cuidado para conosco mesmo, mas depois o cuidado uns para com os outros e, ao mesmo tempo, a necessidade sim de nos deixarmos cuidar uns pelos outros”, disse.

Dom Jaime lembra que neste momento o mundo apresenta um grande convite ao desenvolvimento do senso de corresponsabilidade. “Como fazer frente a toda essa realidade? É verdade que o momento atual nos apresenta pessoas capazes de ajudar a nos cuidar, mas também que nós desenvolvamos a capacidade de ajudar uns aos outros. A solidão está cada vez mais presente. Como criar espaços de diálogo e escuta para ir ao encontro dessas realidades? São situação simples e extremamente humanas”, destacou.

Além da reflexão, dom Jaime e Carlos responderam perguntas do público durante a transmissão que durou cerca de uma hora. Cabe ressaltar que a live acontece toda terça-feira, às 17h, no Facebook da CNBB e Cáritas Brasileira e no Youtube da CNBB. Participe utilizando a hashtag: #tempodecuidar

Veja a live: É tempo de Cuidar! Com dom Jaime Spengler e Carlos Campos:

Acompanhe nossas redes sociais:

www.facebook.com/cnbbnacional
www.instagram.com/cnbbnacional
www.youtube.com/user/CNBBNacionalBrasilia

O post Dom Jaime Spengler e Carlos Campos refletiram em live formas de ajudar em tempos de pandemia apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Artigos relacionados