CNBB

Realizada há mais de 200 anos, procissão em PE acontecerá pela primeira vez sem cortejo de fiéis

Uma experiência de fé vivida há mais de dois séculos em Pernambuco será renovada, na próxima sexta (3), com a realização da tradicional Procissão dos Passos, em Olinda. A cerimônia acontecerá, pela primeira vez, sem a multidão seguindo a imagem de Jesus carregando a cruz em tamanho natural. Em vez disso, o Cristo a caminho do Calvário será conduzido em carro aberto acompanhado de um sacerdote, enquanto os fiéis deverão permanecer em suas casas podendo acompanhar das varandas, janelas ou dos terraços.

A proibição do público na cerimônia, que em 2020 está completando 248 anos, atende à recomendação de isolamento domiciliar feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para evitar o avanço do novo coronavírus. A medida também respeita os decretos dos governos estadual e municipal, e as determinações da Arquidiocese de Olinda e Recife em relação à aglomeração de pessoas.

A Procissão dos Passos terá início às 16h, saindo da Catedral Metropolitana do Santíssimo Salvador e fará o percurso tradicional até a Igreja Nossa Senhora do Carmo. A venerável imagem passará na frente dos chamados “passos”, que são nichos construídos entre os séculos 18 e 19, mas não fará paradas nesses locais para oração. Outra mudança deste ano, é que não haverá o “Sermão do Encontro” que revive o momento do encontro entre Maria e Jesus nas ruas de Jerusalém no caminho ao Gólgota.

Confira a notícia na íntegra.

O post Realizada há mais de 200 anos, procissão em PE acontecerá pela primeira vez sem cortejo de fiéis apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Artigos relacionados