CNBB

Covid-19: Frades Franciscanos criam paródia e lançam o clipe “por favor, fica em casa”

Com o tradicional hábito marrom dos franciscanos, mas segurando uma sombrinha de frevo, frei César mostra com os passos do conhecido ritmo do Carnaval de Pernambuco a habilidade de um genuíno olindense. A trilha sonora é a introdução do Hino do Galo da Madrugada, o maior bloco carnavalesco do mundo, mas em vez das ruas estreitas do Recife ou das famosas ladeiras de Olinda (PE), o cenário é o corredor do Convento Nossa Senhora das Dores, em Fortaleza.

A cena inusitada abre o clipe lançado por membros da Ordem dos Frades Menores de cinco conventos do Nordeste. O vídeo, que em menos de 24 horas viralizou nas redes sociais, é uma paródia da música de José Mário Chaves (1943-2018) imortalizada na voz do cantor Alceu Valença, e mostra situações rotineiras dos religiosos para fazer um pedido: por favor, fica em casa.

“Queríamos fazer algo que alertasse as pessoas sobre o novo coronavírus e ao mesmo tempo também as fizesse rir, porque a alegria para nós franciscanos é muito importante, é parte do nosso carisma”, explica o frei Lorrane Clementino, idealizador do clipe e responsável pela comunicação da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil, que compreende a região do Ceará à Bahia.

A “nova” música, que reforça a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) para permanecer no isolamento social, faz alertas como a higienização constante das mãos e o cuidado para não espalhar fake news sobre a covid-19, doença do novo coronavírus.

“Aproveite a quarentena, para fortalecer o laço familiar. Ouça o rádio, veja a TV. Tem muitas opções para e rir e para rezar”, diz um trecho da paródia.

A composição acompanha cenas gravadas com aparelhos de celular pelos próprios frades dos conventos de Salvador, João Pessoa, Campo Formoso (BA), Fortaleza e do Recife. “Eles me enviaram os vídeos, incluí a música que gravei com playback de um karaokê disponível na internet e fiz a edição”, conta frei Lorrane.

Acessa a notícia na íntegra no site do regional Nordeste 2.

O post Covid-19: Frades Franciscanos criam paródia e lançam o clipe “por favor, fica em casa” apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Artigos relacionados