CNBB

Coronavírus: Orientações para celebrações litúrgicas e outras concentrações

Dom Aloísio Alberto Dilli
Bispo de Santa Cruz do Sul

 

Caros diocesanos. Considerando a situação de pandemia, provocada pelo Coronavírus (Covid 19), houvemos por bem emitir algumas orientações para a diocese e paróquias:

1°. Evitem-se concentrações de fiéis no período de emergência, tanto para celebrações quanto para outros fins, transferindo eventos ou cancelando-os.

2°. Celebrações e encontros de aglomeração em igrejas, salões comunitários, salas, oratórios e outras dependências sejam canceladas durante a emergência. A CNBB propõe (14/03/20): “Sejamos disciplinados, obedeçamos às orientações e decisões para nosso bem, e não nos falte o discernimento sábio para cancelamentos e orientações que preservem a vida como compromisso com nosso dom mais precioso”.

3°. Dentro do permitido, nossos templos continuam de portas abertas para a oração individual, tomando todas as precauções para evitar contágio nos diversos ambientes. Missas ou outras celebrações somente acontecerão em privado, de portas fechadas.

4°. As visitas dos Ministros (ordenados ou não) aos hospitais, casas geriátricas ou particulares, somente sejam realizadas em casos especiais e permitidos pelas autoridades de saúde, com todas as precauções. Diz o Papa Francisco (13/03/20): “O Espírito Santo dê aos pastores a capacidade e o discernimento pastoral a fim de que providenciem medidas que não deixem sozinho o santo povo fiel de Deus”.

5°. Incentivamos orações em casa, sobretudo ao redor da Palavra de Deus, tão ricamente distribuída no tempo da quaresma, que nos prepara para a Páscoa, passagem da morte para a vida. Recomendamos também aos fiéis o acompanhamento de missas, transmitidas pelas emissoras de rádio ou pelas TVs católicas e outros programas de cunho religioso, através das redes sociais; na quaresma, valorizemos a Campanha da Fraternidade, com o oportuno tema: “Vida, dom e compromisso”; usemos também os roteiros de preparação para a Páscoa e, em seguida, os “Encontros dos Grupos de Jesus” da diocese, que valorizam especialmente a Bíblia e a Leitura Orante da mesma. Igualmente, aproveitemos este momento de pandemia para estreitar nossos laços de convivência, de reflexão e oração, mais pelo uso sadio dos modernos meios de comunicação do que por encontros físicos.

6°. Os serviços rotineiros da diocese e das paróquias continuam em forma de emergência, tomando todos os cuidados de prevenção. Neste tempo da quaresma, prosseguimos com o atendimento das confissões, lembrando as orientações dos órgãos de saúde, como a distância nos locais de convívio e uso de películas protetoras.

Estas orientações indicam o caminho a seguir em toda nossa diocese, com a devida prudência e sabedoria, podendo ser alteradas no caso de cessar a pandemia ou em situação de maior gravidade. Elas não pretendem assustar os fiéis, mas tentamos assumir a parte de responsabilidade que nos cabe. Contamos também com a compreensão e a colaboração de todos para que evitemos uma generalização epidêmica, de consequências imprevisíveis, sobretudo para os pobres e idosos. Rezemos pelos profissionais de saúde, pelos que prestam os serviços básicos do dia-a-dia, pelos que sofrem e pelos doentes. Nesta situação de pandemia, façamos os sacrifícios necessários, sempre por amor à vida, precioso dom e compromisso que Deus nos deu, assim como a nossos irmãos e irmãs.

Por intercessão de São João Batista, o Senhor vos abençoe e vos guarde.

 

 

O post Coronavírus: Orientações para celebrações litúrgicas e outras concentrações apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Artigos relacionados