CNBB

Oração e hino da Campanha da Fraternidade 2020

Dom Aloísio Alberto Dilli
Bispo de Santa Cruz do Sul

 

Caros diocesanos. Continuamos no tempo da Quaresma, de preparação à Páscoa. Em mensagens anteriores, refletimos sobre o sentido da Quaresma e da Campanha da Fraternidade. Já lembramos o tema: “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso” e lembramos o lema: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34). O tempo da Quaresma é propício para um processo de conversão, de mudança de vida, sobretudo em nossas relações com Deus, com os outros e o mundo criado. O objetivo da Campanha da Fraternidade 2020 nos faz um convite bem expresso para renovar nossas relações, dando destaque à expressão “mútuo cuidado”, com a seguinte formulação: “Conscientizar, à luz da Palavra de Deus, para o sentido da vida como Dom e Compromisso, que se traduz em relação de mútuo cuidado entre as pessoas, na família, na comunidade, na sociedade e no planeta, nossa Casa Comum”. Para que alcancemos este objetivo é indispensável o nosso esforço e participação no cuidado da vida, como dom e compromisso. Contudo, sem a oração que pede o auxílio de Deus, o Criador, nossas ações serão insuficientes. Todos os anos a Campanha da Fraternidade oferece significativa oração, como a desse ano, que fazemos nossa:

“Deus, nosso Pai, fonte da vida e princípio do bem viver, criastes o ser humano e lhe confiastes o mundo como um jardim a ser cultivado com amor.

Dai-nos um coração acolhedor para assumir a vida como dom e compromisso.

Abri nossos olhos para ver as necessidades dos nossos irmãos e irmãs, sobretudo dos mais pobres e marginalizados.

Ensinai-nos a sentir verdadeira compaixão expressa no cuidado fraterno, próprio de quem reconhece no próximo o rosto do vosso Filho.

Inspirai-nos palavras e ações para sermos construtores de uma nova sociedade, reconciliada no amor.

Dai-nos a graça de vivermos em comunidades eclesiais missionárias, que, compadecidas, vejam, se aproximem e cuidem daqueles que sofrem, a exemplo de Maria, a Senhora da Conceição Aparecida, e de Santa Dulce dos Pobres, Anjo Bom do Brasil. Por Jesus, o Filho amado, no Espírito, Senhor que dá a vida. Amém!”.

Da mesma forma, para cada Campanha da Fraternidade se propõe um hino, com o objetivo de conscientizar os fiéis em torno do tema e lema da mesma. Assim também entramos em oração e unimos nosso espírito fraterno à relação familiar, comunitária, social e com o mundo que nos rodeia. Ouçamos, nesse espírito, o hino de 2020:

“Deus de amor e de ternura, contemplamos

este mundo tão bonito que nos deste.

Desse Dom, fonte da vida, recordamos:

Cuidadores, guardiões tu nos fizeste.

Peregrinos, aprendemos nesta estrada

o que o “bom samaritano” ensinou:

Ao passar por uma vida ameaçada,

Ele a viu, compadeceu e cuidou.

Mata a vida o vírus torpe da ganância,

da violência, da mentira e da ambição.

Mas também o preconceito, a intolerância.

O caminho é a justiça e conversão”.

 

O post Oração e hino da Campanha da Fraternidade 2020 apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Artigos relacionados