CNBB

Projeto apoiado pelo FNS fortalece a cidadania de jovens no sertão pernambucano

O empoderamento de adolescentes é um dos pontos centrais do projeto “Formando Líderes e Construindo Cidadania!”, realizado pelo Conselho de Adolescentes do Lar Santa Elisabeth (CALSE), que funciona no bairro da Liberdade, em Triunfo, no Sertão de Pernambuco.

Durante três meses, 15 adolescentes participaram de rodas de conversa sobre temas variados como: protagonismo infanto juvenil; políticas públicas para crianças e adolescentes; liderança; autoestima; mídia e comunicação; bullyng; sexualidade e afetividade; adolescência e suas fases; namoro; IST´S e gravidez na adolescência; uso consciente das redes sociais. Além de palestras sobre gênero, diálogo: relação pais e filhos, higiene e cuidados com o corpo.

O projeto Lar Santa Elisabeth está entre os escolhidos, em 2019, para receber recursos financeiros do Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Esse dinheiro é fruto da coleta do Domingo de Ramos, realizada todo ano pela Campanha da Fraternidade que em 2019 teve como tema “Fraternidade e Políticas Públicas”.

O trabalho de formação desses 15 jovens se transformou em missão de multiplicar o conhecimento em suas comunidades e escolas. Com isso, o projeto chega a atingir cerca 150 crianças e adolescentes indiretamente.

De acordo com a diretora do Lar Santa Elisabeth, Elma de Melo Ferraz, o projeto oferece formação integral às crianças e adolescentes da comunidade para que eles tenham condições de fazer um discernimento correto, enquanto sujeitos de direitos e de mudança.

“Em nossa entidade é costume possibilitar a participação de todos os atendidos, isso favorece a liberdade de expressão e a acolhida das opiniões que eles têm a oferecer, uma vez que os projetos e as políticas são para eles que precisam saber a demanda que eles desejam receber”, destaca.

A diretora ressalta ainda que o papel da instituição é oferecer informações adequadas, corretas e oportunas. Além de estimular as relações interpessoais e a comunicação persuasiva já que a passagem exitosa pela adolescência até a vida adulta requer que eles tenham oportunidades e a capacidade de expressar suas opiniões junto a tomadores de decisão, e que possam praticar as habilidades e capacidades que estão desenvolvendo, nas suas famílias e comunidades.

“Nossa meta é apoiar as lideranças adolescentes a trabalharem em rede, a conhecerem seus direitos, a desenvolver seus deveres e a construírem organizações que abranjam a diversidade da adolescência e da juventude, especialmente as meninas, que são desfavorecidas ou marginalizadas. O lar em parceria com o FNS quer ajudar cada vez mais a garantir oportunidades para todos, com um futuro mais justo”.

O Lar Santa Elisabeth foi fundado em junho 1966 pelas Irmãs Franciscanas de Maristella para acolher crianças e adolescentes, jovens e famílias empobrecidas da cidade e da zona rural de Triunfo (PE). Atualmente, são atendidas 350 crianças e adolescentes de 1 a 18 anos, em horário integral. Ao todo são 180 famílias atendidas na instituição.

O post Projeto apoiado pelo FNS fortalece a cidadania de jovens no sertão pernambucano apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Artigos relacionados