CNBB

Comissão para a Ação Missionária planeja atividades para o quadriênio (2019-2023)

Nesta quinta-feira, dia 20 de fevereiro, a Comissão para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) esteve reunida na sede da entidade, em Brasília (DF), com o objetivo de planejar as atividades para o quadriênio. Na ocasião, os bispos e assessores refletiram sobre os projetos das três áreas de atuação da Comissão. A primeira delas é a de conscientização e ação missionária, que tem por objetivo pensar a formação dos missionários no BrasilNeste sentido, padre Daniel Luz Rocchetti, um dos assessores da Comissão, explicou que ainda neste ano a Comissão pretende oferecer um seminário dedicado a missiólogos 

Padre Daniel Luz Rocchetti, um dos assessores da Comissão

Ele afirma que a necessidade de ofertar um seminário se deu por conta do baixo número de especialistas em missão no Brasil. “O seminário é fruto de uma pesquisa que fizemos que apontou que o número de missiólogos, especialistas em missão, é muito pequeno”, disse. Além do seminário, padre Daniel disse que a Comissão também pretende montar uma associação de missiólogos“A gente quer montar uma rede de contato, com o objetivo de formar assessores nos regionais da CNBB”, garantiu.

A outra área de atuação da Comissão diz respeito ao acompanhamento dos projetos intereclesiais, que são àqueles realizados em parceria com outras Conferências Episcopais, de forma especial com as do Timor Leste e GuinéBissau“Nesses projetos a gente quer enviar professores para a formação do clero local”, explica padre Daniel.  

A grande novidade deste quadriênio foi a incorporação da Pastoral dos Brasileiros no Exterior à Comissão e que, a partir de agora, passa a integrar a outra área de atuação. “A partir deste quadriênio a Comissão abraça a PBE. É um serviço missionário de brasileiros, sacerdotes que acompanham os brasileiros que estão no exterior”, afirma dom Odelir José Magri, presidente da Comissão. 

Assembleia do Comina  

Ainda durante a reunião, a Comissão tratou também sobre os encaminhamentos da próxima Assembleia do Conselho Missionário Nacional, o Comina. Segundo dom Odelir, a proposta é a de ter como temática central o Programa Missionário Nacional. “Vamos ter como foco justamente o processo de implementação do Programa Missionário Nacional e que agora nós temos, neste quadriênio, o objetivo de ajudar a levar pra frente a realização, a concretização deste plano”, explicou.  

O Programa Missionário Nacional quer ser uma ponte de integração, e tem justamente o objetivo de contribuir para que a missão seja, de fato, parte integrante da vida do cristão católico e dos organismos eclesiais. A publicação foi lançada em dezembro de 2019. 

Missões Populares 

Neste ano, a Comissão também pretende retomar o acompanhamento das missões populares. A proposta, segundo padre Daniel, é a de montar um grupde trabalho cuja proposta é dar encaminhamento na realização de um seminário. “No final do ano terá um grande encontro, seria o terceiro seminário das missões populares, a ser realizado em Brasília (DF). O último que aconteceu já tem 10 anos e o nosso objetivo é retomar essa história’, finalizou padre Daniel. 

 

O post Comissão para a Ação Missionária planeja atividades para o quadriênio (2019-2023) apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Artigos relacionados