CNBB

6ª Semana Catequética reflete sobre Iniciação à vida Cristã  

Padre Jânison de Sá Santos, assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, conduziu as reflexões das duas principais conferências da 6ª Semana Catequética, da Escola de Pastoral Catequética da arquidiocese de Fortaleza. A iniciativa integra a comemoração do jubileu da Escola e é realizada de 10 a 14 de fevereiro, com o tema “Catequese de Iniciação à Vida Cristã: Formadora de Discípulos-Missionários em Comunidade”.
 
As conferências têm as temáticas A Catequese a Serviço da Iniciação à Vida Cristã” e “Discípulos-Missionários em Comunidade. “Está sendo muito interessante a formação, a participação dos catequistas. Este é um momento fundamental para a formação, para o crescimento da fé do catequista, educador na fé. Aqui temos muitos catequistas preparados, bem formados, participantes efetivamente das escolas catequéticas, disse. 

Elenir Pereira, uma das coordenadoras da Escola de Pastoral Catequética, disse que a ESPAC vem acompanhando todas as exigências e a nova realidade da Igreja e das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja (DGAE). “Oferecer uma formação sistemática integral em todas as dimensões necessárias para a formação dos catequistas é a nossa missão”, enfatizou.  

Ao longo da semana, os 230 Catequistas inscritos fizeram parte de dois grupos de reflexão que abordaram temas específicos da Iniciação à Vida CristãForam seis grupos de reflexão com  os seguintes temas: O Ministério do Introdutor e o Anúncio Querigmático; Roteiro Iniciático com Pais e Padrinhos; Iluminação-Purificação à Luz de Mc 10, 46-52; A Dimensão Mistagógica da Iniciação à Vida Cristã;  Dimensão Missionária da Iniciação à Vida Cristã; A Palavra de Deus na Iniciação à Vida Cristã. 

A proposta foi fortalecer a catequese de Iniciação à Vida Cristã com inspiração catecumenal, tendo em vista o anúncio e o testemunho do Evangelho em comunidade, na construção do Reino de Deus. Esperamos que essa 6ª Semana Catequética anime os catequistas a seguirem firmes na missão de educar na fé e fazer da catequese um caminho para o discipulado. Que a Escola de Pastoral Catequética – ESPAC se fortaleça a cada dia para prosseguir, enfrentando os desafios e abrindo Caminhos para uma Catequese Missionária e comprometida com a Evangelizaçãona Igreja e na sociedade”, afirmou a equipe organizadora 

 

 

O post 6ª Semana Catequética reflete sobre Iniciação à vida Cristã   apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Artigos relacionados