CNBB

Ação social e ambiental ganha protagonismo em projeto aprovado pelo FNS em 2019  

O Centro Medianeira, fundado em 1958, iniciou seus trabalhos acolhendo meninos órfãos e pobres da cidade de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul (RS)Atualmente, a instituição presta atendimento a 290 educandos, entre crianças e adolescentes, nos núcleos Centro e Campina. Com o carisma dos religiosos Pavonianos, oferece o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Dentre as propostas estão as oficinas de sustentabilidade, valores e cidadania, artes, brincando com letras e números, musicalização, esportes, banda marcial e as atividades de moda e artesanato, elétrica predial e marcenaria. 

A realização destas propostas, bem como melhorias e reformas só é possível com o apoio de parceiros colaboradores. Nosso olhar está voltado também para o bem-estar dos educandos. Por isso, faz parte da nossa rotina, atividades que sejam transformadoras e que impulsionem nossos jovens a buscarem por mais conhecimento e técnicas diversificadas no campo da moda e da costura”, afirmou a coordenação do projeto.

Tendo em vista esta realidade, o Centro Medianeira apresentou em 2019 o projeto “Comunidade em Ação” ao Fundo Nacional de Solidariedade da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A ideia do projeto era estimular o empreendedorismo, por parte da própria comunidade, reaproveitamento panos de sombrinha e guarda-chuvas. Este projeto buscou fazer a diferença na vida das crianças, adolescentes e suas famílias, estimulando a geração de renda, a reciclagem de materiais, autoestima e autonomia das pessoas”.

Aprovado pelo Fundo o projeto não só oportunizou a geração de renda (ou a complementação dessa), uma vez que as peças confeccionadas puderam ser vendidas como também contribuiu para com a limpeza urbana, pois muitas sombrinhas e guarda-chuvas são descartados de maneira incorreta. Além disso, a proposta envolveu a comunidade numa proposta de transformação pessoal, social e, até mesmo, financeiraForam confeccionados, por exemplo, bolsas (ecobags), necessaires e capas de caderno. 

 

 

O post Ação social e ambiental ganha protagonismo em projeto aprovado pelo FNS em 2019   apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Artigos relacionados