CNBB

Projeto apoiado com recursos da CF 2019 constrói Casa de Semente Crioula do povo Xakriabá

Com o apoio de recursos do Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), levantados na Campanha da Fraternidade de 2019, o Povo Indígena Xakriabá estruturou uma Casa de Sementes Crioulas, espaço destinado à formação e articulação de uma rede de troca de sementes.

O projeto “Semente da Gente do Povo Xakriabá” está sendo desenvolvido, desde o dia 1º de julho de 2019, pela Associação Indígena Barra do Sumaré, na Aldeia Barra do Sumaré, no município de São João das Missões (MG).

Segundo Jerre Ribeiro Sales, responsável pelo projeto, já é possível ver os primeiros resultados. Um deles é a construção do espaço, ação central do projeto, que permite o armazenamento das sementes crioulas além da valorização da identidade e das práticas camponesas.

Ele aponta que o apoio ao Povo Indígena Xakriabá possibilitou resgatar, valorizar e assegurar a reprodução de suas sementes, tendo a oportunidade de se livrar do uso dos insumos industriais, garantir a transição agroecológica e buscar o equilíbrio técnico, econômico e cultural de suas práticas produtivas.

Outro aspecto que ele destaca é o empoderamento do Povo Xakriabá, tanto no processo do conhecimento teórico, como no processo de seleção, produção de sementes crioulas, resgate e conservação das sementes crioulas. O fortalecimento da agricultura familiar no território indígena também foi apontado como uma conquista.

A Associação Indígena Xacriabá Barra do Sumaré foi fundada para atender as demandas da comunidade na oferta de ações de promoção a assistência social, educação, saúde, segurança alimentar e fortalecimento da cultura e costumes da etnia, que beneficia cerca de 380 pessoas, entre jovens, adolescentes, adultos e idosos, na perspectiva de condicionar melhoria qualidade de vida de todos os beneficiários.

O post Projeto apoiado com recursos da CF 2019 constrói Casa de Semente Crioula do povo Xakriabá apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Artigos relacionados