CNBB

Ano Pastoral 2020 

Dom João Justino de Medeiros Silva 
Arcebispo de Montes Claros 

 

A experiência de reunirmos, em fevereiro do ano passado, bispos, padres, diáconos, religiosos e religiosas, seminaristas, leigos e leigas, para solenizar a abertura do ano pastoral, se mostrou muito significativa. Daquela vez, 540 pessoas se encontraram e revelaram o rosto de nossa Igreja, na beleza das expressões eclesiais que enriquecem a vida e a história da Igreja de Montes Claros. 

Com sentimentos de gratidão pela missão recebida da Igreja para ser o pastor dessa querida e amada Arquidiocese, como oitavo bispo e terceiro arcebispo, alegra-me dar início ao Ano Pastoral 2020. Este ano será o tempo da IV Assembleia Arquidiocesana de Pastoral. Acompanhar cada passo da Assembleia, participar e colaborar para o êxito dos trabalhos é tarefa de cada filho desta Igreja. Que todos descubram seu modo próprio de participar desse Pentecostes da Igreja de Montes Claros. Ninguém deverá ficar de fora. Motivados pelo tema Comunidades Eclesiais Missionárias a serviço do Evangelho da Vida e inspirados na palavra de Jesus que nos disse: “Onde dois ou mais estiverem reunidos, ali estou eu no meio deles” (Mt 18,20), fiquemos atentos à programação da IV Assembleia e às outras ações definidas para o ano em curso. 

A escolha do tema da Assembleia se fez em sintonia com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. Destaquem-se a dimensão cristológica do tema: “a serviço do Evangelho da Vida”, a dimensão eclesial-missionária: “comunidades eclesiais missionárias” e a dimensão profética e sócio-transformadora: “a serviço do Evangelho da Vida”.  

O lema: “Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, ali estou eu no meio deles” (Mt 18,20), inspira-nos como promessa de Jesus, de sua presença em todos os tempos e em todos os lugares onde em seu nome se reunirem as pessoas. Toda comunidade eclesial, reunida na fé em Jesus Cristo, é sacramento da presença do Senhor. A liturgia da missa indica de modo expressivo: “Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo”. E cada vez que o presidente da celebração diz “O Senhor esteja convosco”, a assembleia responde convicta: “Ele está no meio de nós”. Compreende-se, portanto, que cada comunidade de fé é sacramento da presença de Jesus Cristo e, como tal, sinaliza para o mundo que Ele está vivo e presente. Com os olhos fixos n’Ele, somos interpelados a servir: “Estou no meio de vós como aquele que serve” (Lc 22,27). O lema nos guiará à compreensão da identidade e da missão de ser comunidade de fé nestas terras norte-mineiras. 

A abertura do ano pastoral oportuniza aos participantes a compreensão do caminho evangelizador da Arquidiocese de Montes Claros. Queremos que a vivência da Campanha da Fraternidade, no espírito quaresmal, nos desperte para o sentido da vida, como dom e compromisso. Vamos nos inspirar na ação do bom samaritano, que ao deparar-se com o homem assaltado e ferido, caído à beira da estrada, viu, sentiu compaixão e cuidou dele (cf. Lc 10,33-34). Vivamos com novo ardor missionário cada passo da IV Assembleia Arquidiocesana de Pastoral. Maria, Mãe da Igreja, venha em nosso auxílio para que a palavra de seu Filho Jesus se realize em nossa vida e na vida das comunidades. 

 

O post Ano Pastoral 2020  apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Artigos relacionados