CNBB

Arte, agroecologia e Informática são aliadas em projeto de geração de renda para jovens

Oficina de produção artesanal no projeto

Oficina de produção artesanal no projeto. Fotos: Arquivo Centro Educacional da Infância e Adolescência (CEIA) João Batista Bechi


O Projeto “Inclusão dos jovens e famílias através da Arte, Agroecologia e Informática” foi implantado pelo Centro Educacional da Infância e Adolescência (CEIA) João Batista Bechi em Pavão (MG) no Vale do Mucuri, zona rural localizada na região nordeste do Estado de Minas Gerais de 1º de julho a 31 de dezembro de 2019.

Com o apoio dos recursos do Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), arrecadados em 2019 na coleta de Domingo de Ramos no ano em que a Campanha da Fraternidade aprofundou o tema “Fraternidade e Políticas Públicas”, o projeto atingiu 420 pessoas, entre elas 70 crianças, 100 adolescentes e 80 jovens.

Segundo a responsável pelo projeto, Maria Emília Gonçalves Cardozo, por meio da inclusão digital, da produção e beneficiamento de alimentos e produção de artesanato com respeito à natureza, as ações estimularam os jovens e seus familiares a participarem da política pública de geração de renda ancorada nos princípios da economia solidária e da auto-gestão.

Este e outros projetos da CNBB, provocam impactos muito positivos em nossa comunidade e são uma luz no fundo do túmulo para nossa juventude e familiares carentes de possibilidades e apoio”, disse Maria Emília. Ela explica que o projeto foi desenvolvido numa área com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), onde os adolescentes e jovens se sentem desprotegidos diante da realidade de exclusão e marginalização. Entre as atividades realizadas com o apoio do FNS se destacam:

Reforma e melhorias do equipamento público

Reforma da quadra para permitir a prática de esportes em dias chuvosos. A coordenação do CEIA afirmou que o espaço também será utilizado para apresentações culturais, reuniões da comunidade e comercialização dos produtos do artesanato e agroindústria caseira. Confecção e instalação de 8 portas galvanizadas para os banheiros. Aquisição do computador completo para auxiliar na sistematização de todas as ações ligadas ao projeto.

Produção agroecológica

Mutirão para reparos na cerca de fechamento do terreno e reforma do curral, incluindo o mourão de concreto e as cancelas, tendo em vista melhorar as condições para produção do leite. Contratação de serviço de transporte de adubo orgânico; Aquisição do estabilizador e de materiais complementares para área de agricultura e contratação de serviços de terraplanagem ampliação da área de prática agrícola.

 

Insumos para produção do artesanato

Aquisição de toalhas de banho e tecidos para bordar e de outros tecidos, como o chitão, armarinho e equipamentos plásticos para armazenamento dos materiais no artesanato e complemento dos trabalhos recicláveis.

“Com as atividades de geração de renda, estamos dando ao nosso público a oportunidade de sonhar. Possibilitou também maior amadurecimento e capacidade de trabalhar em equipe e troca de experiência. Isto tem contribuído para o amadurecimento e inserção social e o crescimento com responsabilidade”, avaliou Maria Emília.

 

O post Arte, agroecologia e Informática são aliadas em projeto de geração de renda para jovens apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Artigos relacionados