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Projeto de economia solidária possibilita geração de renda com recursos do FNS

A raiz de diversos projetos de economia solidária está intimamente ligada à caridade cristã. Um dos exemplos expressivos e de sucesso deste tipo de empreendimento solidário é a Campanha da Fraternidade, que no decorrer dos anos torna possível o auxílio a diversas comunidades em situação de vulnerabilidade. Em 2019, os recursos da Campanha da Fraternidade, que formam o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), ajudaram mais de 230 projetos, entre eles o de “Fomento Produtivo e Solidário para BH e Região Metropolitana”.

Idealizado e executado pela Organização não Governamental (ONG) Moradia e Cidadania, o projeto de fomento produtivo consiste em ações orientadas para a geração de trabalho e renda de pequenos grupos produtivos nas áreas de artesanato, alimentação, confecção e cosméticos. Na classificação do Fundo Nacional de Solidariedade, o projeto está no eixo de superação de vulnerabilidade econômica e geração de renda.

Especificamente, o projeto Fomento Produtivo e Solidário é voltado à atividade de comercialização para 240 empreendimentos econômicos solidários cadastrados no Centro Público de Economia Popular Solidária da capital mineira. Com os recursos do FNS, foram adquiridos insumos considerados pelos produtores como “essenciais para aumentar as vendas dos objetos produzidos por eles”.

Foram adquiridos: 12 mil sacolas com logo do Fórum de Economia Solidária da região metropolitana de Belo Horizonte, 20 mil tags, 10 mil flayers para divulgação, quatro banners, bandeiras sinalizadoras para uso em feiras e 100 placas acrílicas para identificação das barracas.

As feiras de economia solidária são a principal atividade de comercialização solidária em BH e Região Metropolitana para os empreendimentos econômicos solidários, de acordo com os representantes da ONG. E os insumos adquiridos agregaram valor aos produtos comercializados. O projeto também foi oportunidade de divulgar os princípios e a produção da Economia Popular Solidária, além do consumo consciente.

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Fonte: Noticias da CNBB

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