CNBB

Organizações lançam publicação para estimular ações sobre o Pacto Educativo Global no Brasil

Publicação será disponibilizada online, amanhã, no site da CNBB.

Amanhã, 31 de janeiro, às 15h, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, em Brasília, acontece o lançamento do projeto “A Igreja no Brasil, com o Papa Francisco, pelo Pacto Educativo Global”, organizado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil em parceria com a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) e a Associação Nacional de Educação Católica (ANEC).

Trata-se de uma iniciativa para somar-se ao esforço de “Reconstruir o Pacto Educativo Global” e celebrar os 5 anos da Encíclica Laudato Si’, convite lançado pelo Santo Padre em 12 de setembro de 2019. O novo “Pacto Global Educativo” vai ser celebrado, no Vaticano, no dia 14 de maio deste ano.

No lançamento do projeto no Brasil, a CNBB, a ANEC e a CRB vão apresentar as estratégias e ações que integram o itinerário de vivência e de partilha, no Brasil, em preparação à celebração desse Pacto. Também serão apresentados os eventos de divulgação e lançamento do Pacto a serem realizados no Brasil.

As organizações também vão lançar, no evento, o subsídio “A Igreja no Brasil, com o Papa Francisco, no Pacto Educativo Global” com um conjunto de orientações para que comunidades, escolas, universidades, organismos e dioceses possam percorrer um caminho de reflexão e aprofundamento sobre o Pacto. A publicação apresenta também os vários documentos do Magistério da Igreja que tratam do tema da educação.

Segundo dom João Justino de Medeiros Silva, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação da CNBB e um dos coordenadores do projeto, a iniciativa tem por objetivo incentivar, na Igreja no Brasil, atividades de reflexão sobre o Pacto Educativo Global, a fim de envolver a sociedade brasileira neste momento importante para a educação.

Desde o Concílio Vaticano II, a Igreja tem insistido que o progresso social da humanidade passa, necessariamente, pela educação que é compreendida como um “bem comum” e um “direito universal”. Um dos objetivos da reconstrução do Pacto Educativo Global é envolver toda a sociedade para que se renove a paixão por uma educação mais aberta e inclusiva em prol das futuras gerações.

Contextualização:
Com o objetivo de “Reconstruir o Pacto Educativo Global” e celebrar os 5 anos da Encíclica Laudato Si’, o Papa Francisco lançou em 12 de setembro de 2019 o convite para o “Pacto Global Educativo” a ser celebrado no Vaticano no dia 14 de maio de 2020. O evento recorda também o Documento da Fraternidade Humana assinado pelo Pontífice e o Grão-Imame de Al-Azhar, em Abu Dhabi.

A data de 2020 foi escolhida pois faz referência ao centenário das primeiras inciativas para a criação de um organismo que reunisse as nações do mundo. Relembra-se a ‘Conferência de Paz’ de Paris e a criação da chamada Société des Nations, fundada em 10 de janeiro de 1920. A iniciativa do Papa Francisco em propor uma aliança global pela educação se insere no percurso traçado desde o Concílio Vaticano II com a declaração Gravissimum Educatonis. O progresso social da humanidade passa pela educação, que é compreendida como um instrumento importante para formar as gerações futuras.

As iniciativas globais podem ser acompanhadas no site: www.educationglobalcompact.org
No Brasil, para compartilhar ações do pacto será usada a hashtag: #PactoEducativoGlobalnoBrasil

SERVIÇO:
Lançamento: Projeto “A Igreja no Brasil, com o Papa Francisco, no Pacto Educativo Global”
Data: 31 de janeiro de 2020
Horário: Às 15h
Local: auditório Dom Helder Câmara, na sede da CNBB, em Brasília (DF) – Setor de Embaixadas Sul, Qd. 801, Asa Sul. Contato: 61 – 2103-8300 ramais da Assessoria de Comunicação da CNBB – Assessora de Comunicação: Manuela Castro – 8313 – jornalistas: 8230, 8390 e 8368.

O post Organizações lançam publicação para estimular ações sobre o Pacto Educativo Global no Brasil apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Artigos relacionados