CNBB

Dom Peruzzo fala do trabalho da Pastoral da Pessoa Idosa durante Congresso Internacional

“A Pastoral da Pessoa Idosa responde inteiramente ao apelo urgente do Papa Francisco por uma Igreja em saída”, afirmou o arcebispo de Curitiba (PR) e bispo referencial da Pastoral da Pessoa Idosa na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom José Antônio Peruzzo. O prelado participa desde quarta-feira, em Roma, do Primeiro Congresso Internacional da Pastoral da Pessoa Idosa, promovido pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, até dia 31, com o tema “A riqueza dos anos”.

Integrante da mesa-redonda com o tema “A Igreja ao lado dos idosos”, dom Peruzzo afirmou que a prática da leitura orante da Palavra faz parte da formação dos voluntários: “É isso que os fortalece e os encoraja a se dedicar com perseverança como discípulos e missionários de Jesus Cristo”.Imagem

Na abertura do congresso, o prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, cardeal Kevin Farrell, fez uma reflexão a partir da “revolução demográfica” que está afetando o mundo, um daqueles “‘sinais dos tempos’ que não podemos deixar de levar em conta também como Igreja”. O cardeal citou dados os quais projetam que, em 2100, 61% da população mundial será composta por pessoas com mais de 65 anos e que a população idosa já dobrará nos próximos trinta anos.

O encontro tem o intuito de refletir sobre como fazer frente à cultura do descarte das pessoas idosas, sobre seu papel na família e sobre sua vocação peculiar na Igreja. Ao final do encontro, haverá audiência especial com o Papa Francisco. Com mais de 500 participantes, o evento recebe do Brasil a maior delegação.




Ternura

Dom Peruzzo concedeu entrevista ao Vatican News e falou sobre o empenho dos 25 mil agentes da Pastoral da Pessoa Idosa no Brasil. “Os que visitam os idosos mostram a maravilha do sentido da vida que redescobrem ao encontrar os que são considerados sem sentido pela mentalidade consumista”. Sobre o trabalho realizado pela Pastoral e visto como referência para outras experiências ao redor do mundo, dom Peruzzo explica que é uma combinação do Evangelho e da ternura: “Não é possível evangelizar sem ternura, e a ternura é a linguagem primeira para então apresentar Jesus Cristo. São muito mais receptivos todos onde, ao se falar de Deus, o afeto é a grande introdução”.

Ouça a entrevista:


 

Com informações e mídia de Vatican News, Pastoral Familiar CNBB e Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida

O post Dom Peruzzo fala do trabalho da Pastoral da Pessoa Idosa durante Congresso Internacional apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Artigos relacionados