CNBB

Fiéis participam da 1ª Romaria da Arquidiocese de Belo Horizonte pela Ecologia Integral

Nem mesmo a chuva foi capaz de desanimar os fiéis da Arquidiocese de Belo Horizonte e de comunidades de fé das várias regiões do país, que participaram neste sábado, 25 de janeiro, da Primeira Romaria da Arquidiocese de Belo Horizonte pela Ecologia Integral a Brumadinho.

Às 17h, o bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG) e membro da Comissão Especial de Mineração Ecologia Integral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Vicente Pereira presidiu a Eucaristia com os integrantes da Romaria e familiares das vitimas, no Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora do Rosário. O bispo de Caxias (MA) e presidente da Comissão Especial para Ecologia Integral da CNBB, dom Sebastião Lima Duarte, também participou da Romaria e concelebrou a Eucaristia.

Logo no inicio da manhã, os romeiros se uniram aos familiares das 272 vītimas do rompimento da barragem de rejeitos de minério em momento de partilha e oração. Em seguida, conduzidos pelo bispo auxiliar dom Vicente Ferreira, seguiram em caminhada.

Dom Vicente afirmou que as ações em defesa de uma Ecologia Integral devem ser contínuas e fazer parte do compromisso de todo cristão. “Jesus disse: eu vim para que todos tenham vida e a vida humana não deve ser desassociada do cuidado com a natureza”. O bispo destacou a mensagem enviada pelo Papa Francisco ao povo de Brumadinho, deixando claro que não se trata de um problema local, mas que diz respeito à toda humanidade.

Momento em homagem às 272 vítimas. Fotos: Arquidiocese de Belo Horizonte e padre Dário Giulliano

Em silêncio, os fiéis retornaram ao letreiro que fica entrada da cidade e se encontraram com familiares das vitimas em um momento de grande emoção, em que foram lidos todos os nomes das pessoas que perderam a vida nessa tragédia.

Os profissionais que ainda trabalham na localização dos corpos, foram homenageados . Às 12h28, na mesma hora em que a barragem se rompeu, há um ano, centenas de balões vermelhos e brancos coloriram o céu de Brumadinho.

Às 15h integrantes de comunidades indígenas afetadas pela lama da barragem, que até hoje polui o Rio Paraopeba, se uniram em momento de espiritualidade .

Quem desejar pode acompanhar ao vivo a celebração pelo endereço no Facebook: https://www.facebook.com/tvevangelizaroficial/videos/1702339223241420/

Com informações da Arquidiocese de Belo Horizonte (MG)

O post Fiéis participam da 1ª Romaria da Arquidiocese de Belo Horizonte pela Ecologia Integral apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Artigos relacionados