CNBB

Um Pacto Educativo global

Dom Roberto Francisco Ferreria Paz
Bispo  de Campos (RJ)

Diante de um mundo que atravessa uma crise civilizatória, com tendências autodestrutivas de alto risco: guerras em fatias, intolerância, desigualdade e exaustão do planeta, o Papa Francisco apresenta uma proposta profética e inspiradora: Um Pacto Educativo Global. A celebração desta iniciativa, aberta e propositiva, está marcada, no Vaticano, para o 11 a 14 de maio de 2020.

Trata-se de uma aliança pela educação, que una a cooperação de governos, instituições formativas, religiões, filosofias, e a todas as pessoas de boa vontade atraídas pelo bem comum e o direito universal a uma educação significativa e integral capaz de mostrar um rumo humanista e solidário a todas as pessoas.

Um Pacto a ser pensado e costurado por todos, que ultrapasse fronteiras políticas, religiosas, ideológicas e culturais, respeitando as linhas de pensamento que promovam o crescimento de pessoas adultas, livres e conscientes. O paradigma que anima esta proposta, inclusiva e abrangente, é a visão da sabedoria africana que, para educar uma pessoa, é necessário toda uma aldeia, uma aldeia educativa.

Os princípios ou elementos que configuram este nobre propósito são, respectivamente: uma educação que coloque a pessoa no centro, uma educação que gere compromisso comunitário, uma educação comprometida com o Diálogo e a Paz, uma educação comprometida com a Economia Solidária e uma educação comprometida com a Ecologia Integral.

A dinâmica ou processo construtivo da Aldeia que educa, será estabelecer compromissos envolvendo as famílias, as escolas, a sociedade inteira, conjugando a educação formal com a educação popular. Um plano generoso para devolver a prioridade e o protagonismo à educação, lembrando-nos que, abrindo escolas, estaremos reduzindo as prisões, desarmando os corações, esclarecendo e iluminando as mentes. Como afirmava a grande pedagoga Maria Montessori, a Paz é construída e edificada pela nobre e grandiosa tarefa de educar. Por uma educação integral, humana, transcendente  e solidária. Deus seja louvado!

O post Um Pacto Educativo global apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Artigos relacionados