CNBB

Em 2020, Igrejas Cristãs baseiam-se na gentileza como um gesto para reforçar a unidade entre cristãos

De 18 a 25 de janeiro, as Igrejas do hemisfério Norte realizam a Semana de Oração pelo Unidade dos Cristãos (SOUC) 2020. Os materiais preparatórios estão disponíveis no site do Pontifício Conselho para a Unidade dos Cristãos.  Os textos foram escritos pelas Igrejas cristãs de Malta e Gozo e tem como tema o versículo dos Atos dos Apóstolos “Trataram-nos com gentileza” (28,2).

No Brasil, e nos países do hemisfério Sul,  desde 1926, por sugestão do movimento Fé e Ordem, a Semana de Oração é celebrada entre a Ascensão e Pentecostes. Este ano, a Semana será celebrada de 24 a 32 de maio em 2020. O Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC) lidera e coordena as iniciativas para a celebração da Semana em diversos estados. A SOUC brasileira tem como tema “Gentileza gera Gentileza”, inspirado na passagem de Atos 28:2, relato em que Paulo é gentilmente acolhido após um naufrágio.

O padre Marcus Barbosa Guimarães, assessor da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e Diálogo Inter-Religioso e subsecretário adjunto de Pastoral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), recorda um trecho da reflexão que o Papa Bento XVI dirigiu aos bispos da Bahia, em visita ad limina, em setembro de 2010, para ressaltar a importância da unidade dos cristãos:

“O diálogo entre os cristãos é um imperativo do tempo presente e uma opção irreversível da Igreja.  Entretanto, como lembra o Concílio Vaticano II, o coração de todos os esforços em prol da unidade há de ser a oração, a conversão e a santificação da vida – (Cf. Decreto Unitatis Redintegratio, 8)”. 

O assessor da Comissão para o Ecumenismo e Diálogo Inter-Religioso da CNBB cita também o discurso do Papa Francisco durante a Oração Ecumênica no centro Ecumênico em Genebra, em 21 de junho de 2018:

“Sim, escolher ser de Jesus antes que de Apolo ou de Cefas (cf. 1Cor 1,12), antepor o ser de Cristo ao fato de ser ‘judeu ou grego’ (cf. Gal 3, 28), ser do senhor antes que de direita ou de esquerda, escolher em nome do Evangelho o irmão antes que a si mesmo, significa frequentemente, aos olhos do mundo, trabalhar com prejuízo. Não tenhamos medo de trabalhar com prejuízo! O ecumenismo é ‘um grande empreendimento com prejuízo’“.

Cartaz Brasileiro

O cartaz deste de 2020 foi enviado pela Lílian Santos Gomes, 35 anos, moradora de Porto Alegre (RS). Na arte, vê-se mãos de acolhida – representando todos os povos – circundando a peça. Ao centro, um bote com migrantes e um barco a acolhê-los, numa alusão às muitas organizações que, hoje, fazem esse trabalho de resgate no mar Mediterrâneo e em outras localidades. Os corações aquecidos e as pombas brancas da paz, que representam o Espírito Santo, também são componentes do desenho, que apresenta o tema da SOUC 2020.

Participação na SOUC 2020 e subsídios

Organize seus grupos de oração, estudos bíblicos. Experimente orar e viver ecumenicamente. Participe da Semana de Oração pela Unidade Cristã. Para adquirir os materiais, basta encaminhar e-mail para conic@conic.org.br com o número de cadernos que deseja.

É importante que no e-mail estejam informações como CNPJ ou CPF de quem encomenda e endereço para emissão de boleto bancário. O boleto será emitido para pedidos acima de 10 cadernos. Quem desejar menos de 10 cadernos terá que realizar depósito bancário na conta:

Banco Bradesco
Agência: 0606-8
Conta Poupança: 112.888-4

O preço do caderno é R$ 5,00 (a unidade). Neste valor estão inclusos frete e despesas com Correios. A cada dez cadernos encomendados, será enviado um cartaz da Semana. O cartaz também ficará liberado para download aqui aqui neste link (em JPG – alta resolução).

 

O post Em 2020, Igrejas Cristãs baseiam-se na gentileza como um gesto para reforçar a unidade entre cristãos apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Artigos relacionados