CNBB

Encontro Nacional marcou atuação da Comissão Especial para os Bispos Eméritos

A Comissão Especial para os Bispos Eméritos foi criada pela Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em 2012, com o objetivo de acompanhar os bispos eméritos, bem como apoiá-los e dá-los assistência. Atualmente, a Igreja no Brasil conta com mais de cem bispos eméritos, e cabe à esta Comissão ser o elo de comunicação entre eles e os bispos na ativa. De acordo com o Código de Direito Canônico (CDC), recebe o nome de “emérito” aquele bispo que “perder o ofício por limite de idade ou por renúncia aceite”. A Igreja estabelece a idade de 75 anos para a apresentação do pedido de renúncia ao papa. 

Reunião em preparação ao 5º Encontro Nacional dos Bispos Eméritos

Atendendo ao que é estabelecido no CDC, de que a Conferência episcopal “deve procurar que se proveja à conveniente e digna sustentação do Bispo que renuncia, tendo em consideração a obrigação primária a que está sujeita a própria diocese que serviu”, é que está estruturada a Comissão Episcopal para os Bispos Eméritos da CNBB e que, atualmente, conta com uma nova composição.

Em 2019, sua atuação esteve voltada para a realização da quinta edição do Encontro Nacional dos Bispos Eméritos. Diante disso, a Comissão realizou uma reunião no Centro Cultural Missionário (CCM), em abril, para preparar o encontro nacional. A iniciativa que reuniu bispos eméritos de todo o Brasil teve a finalidade de propor a “troca de experiências e partilhas”.  Na programação constaram testemunhos, trocas de experiências e uma visita guiada aos principais pontos turísticos de Brasília, oportunidade para aqueles que não conheciam a capital do país.  

Já o 5º Encontro Nacional dos Bispos Eméritos foi realizado entre os dias 10 e 13 de setembro, no Centro Cultural Missionário (CCM), em Brasília (DF). À época, padre João Cândido Neto, assessor da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, disse que a reunião conseguiu cumprir o seu foco, que foi de principalmente mostrar que os bispos eméritos não estão sozinhos. “A CNBB está junto com eles e esse é o momento em que cada bispo pôde partilhar um pouco da sua experiência de vida e da sua experiência ainda de pastoral, pois cada um deles, sobretudo os que estão aqui, ainda estão realizando algum trabalho pastoral”, contou.

Os bispos eméritos tiveram a oportunidade de conhecer a sede da CNBB e a editora, a Edições CNBB. O momento foi oportuno para verificar o funcionamento e a gestão dos espaços. A visita foi encerrada com uma celebração eucarística presidida pelo cardeal Raymundo Damasceno, que acolheu os bispos eméritos e agradeceu o trabalho realizado pela Comissão ao longo dos quatro anos.  

Para 2020, a Comissão conta com uma nova composição.  Saiba quem são os novos membros:

Dom Francisco Biasin – Presidente

Dom Nelson Westrupp
Dom Itamar Vian
Dom Paulo Antônio de Conto
Dom Gutemberg Freire Régis
Dom Esmeraldo Barreto de Farias – Secretário

Assessor: Padre João Cândido Neto 

O post Encontro Nacional marcou atuação da Comissão Especial para os Bispos Eméritos apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Artigos relacionados