CNBB

Em 219, Comissão de Educação e Cultura lançou subsídios com orientações para vivência da fé

Entre o conjunto de atividades que a Comissão Episcopal de Educação e Cultural da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou em 2019, um aspecto se destaca: o lançamento de publicações. A comissão lançou, ao longo do ano, quatro subsídios para orientar a ação pastoral dos diferentes grupos que integram a sua caminhada ligada aos espaços de educação e cultura no Brasil. Veja abaixo os lançamentos ao longo do ano.

Exercícios Espirituais para o tempo da Páscoa

Em março, o Setor de Universidades da CNBB lançou o subsídio “Exercícios Espirituais para o tempo da Páscoa”. O segundo volume da série lançada pelo Setor Universidade oferece um caminho para os cristãos a meditarem acerca dos mistérios da Ressurreição de Jesus Cristo que venceu a morte. O primeiro Material foi “Exercícios Espirituais para o tempo do Advento”, lançado ano passado em 2018.

 

Agenda Universidades e Amazônia 2019-2029

Grupos de pesquisa, programas acadêmicos, atividades de extensão, ações comunitárias e inserção de conteúdo de ecologia integral nos componentes curriculares, estão entre as atividades da Agenda Universidades e Amazônia 2019-2029 lançada, dia 25 de março, no V Congresso Nacional de Educação da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) para o ambiente acadêmico (ensino, pesquisa e extensão). O projeto foi desenvolvido em parceria pelas Comissões Episcopais para a Cultura e a Educação e para a Amazônia da CNBB, a Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM), o Observatório de Justiça Socioambienal Luciano Mendes de Almeida (OLMA) e a ANEC desde a publicação da Encíclica Laudato Si, do papa Francisco em 2015.

Setor Universidades da Igreja no Brasil: Identidade e Missão

Com a temática “Setor Universidades da Igreja no Brasil: Identidade e Missão”, a Comissão apresentou o Estudo 112 que é fruto do trabalho dos doze anos de existência do Setor Universidades na Conferência. O estudo traz um compilado dos diversos trabalhos pastorais desenvolvidos pelas diversas expressões eclesiais, no âmbito universitário brasileiro e envolveu representantes das Instituições de Educação Superior (IES; IES Católicas). Associação Nacional de Educação Católica (ANEC); Movimentos, Congregações e Comunidades Novas; Capelanias e Paróquias Universitárias nas Arqui/Diocese e Regionais.

“Exercícios Espirituais para o Tempo do Advento – Ano A”

O Setor Universidades, vinculado à Comissão Episcopal Pastoral para Cultura e Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) disponibilizou a primeira parte do subsídio “Exercícios Espirituais para o Tempo do Advento – Ano A”. Trata-se de um itinerário espiritual com os dias da primeira semana. A metodologia inspira-se nos textos deste tempo litúrgico acompanhados de uma dinâmica de oração pessoa e contemplação. O roteiro começa com o primeiro domingo do Advento, 1º de dezembro, e termina no dia do Natal do Senhor. Segundo os organizadores, trata-se de um material elaborado com a intenção de ajudar os jovens, no ambiente da Universidade, em sua casa ou em outros lugares, a fazerem sua oração.

 

O post Em 219, Comissão de Educação e Cultura lançou subsídios com orientações para vivência da fé apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Artigos relacionados