CNBB

Em 2019, Comissão para o Laicato consolidou planejamento de ações para o triênio

Num ano de mudanças e nova composição da Comissão Episcopal para o Laicato da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, o maior esforço feito foi na direção de consolidar um novo plano de trabalho para o triênio 2019-2023 considerando as novas diretrizes gerais da ação da Igreja no Brasil. Cristãos leigos, padres, religiosas e bispos fizeram um esforço de construir um plano de trabalho conjunto. Veja, abaixo, as principais atividades do ano da Comissão.

JANEIRO

7ª Edição do Curso de Formação Política para Cristãos Leigos e Leigas

Coordenado pela Comissão Episocpal Pastoral para o Laicato da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara (CEFEP) realizou, de 20 de janeiro a 2 de fevereiro, a última etapa presencial da 7ª edição do Curso de Formação Política para Cristãos Leigos e Leigas 2018/2019.

Na primeira semana desta segunda etapa, os 38 alunos aprofundaram as disciplinas: Cidadania e direitos humanos; Leitura da relação fé e política a partir do concílio Vaticano 2º e de documentos das conferências episcopais latino-americanas. Na segunda semana, o curso continuou com matérias mais práticas sobre cultura da paz, agroecologia, agricultura familiar, orçamento participativo e noções de bioética. Após esta etapa, os alunos ainda cursaram três disciplinas à distância e se prepararam para apresentar suas monografias no segundo semestre.

JUNHO

7º Encontro Nacional do Laicato do Brasil

Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) realizou, de 20 a 24 de junho, na arquidiocese de Cuiabá (MT), o 7º Encontro Nacional do Laicato do Brasil. O encontro teve como tema: “Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade: um novo olhar e um novo agir” e como inspiração bíblica: “Eu vi, ouvi e desci”, Ex. 3, 7-8.

O encontro reuniu aproximadamente 400 delegados e representantes dos 18 Regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), como também das organizações filiadas. O Encontro contau com a presença do bispo de Tocantinópolis (TO) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da CNBB, dom Giovane Pereira de Melo, e do bispo referencial do Regional Oeste II, dom Derek Jhon , entre outros.

JULHO

Nova composição da Comissão para o Laicato

Com a apreciação das sugestões de nomes dos assessores na 99ª reunião do Conselho Permanente e a nomeação dos mesmos pela presidência da CNBB, ficou completa a composição das Comissões Episcopais Pastorais da entidade para o próximo quadriênio (2019-2023), com presidente, bispos e assessores. Na última Assembleia Geral da CNBB, realizada em Aparecida (SP), de 1º a 10 de maio, foram eleitos os presidentes das comissões episcopais. Na última reunião do Conselho Permanente foram definidos os nomes dos bispos que integrarão as comissões sugeridos pelos presidentes e aprovados pelo conjunto do conselho.

Presidente:

Dom Giovane Pereira de Melo, bispo de Tocantinópolis (TO)

Bispos referenciais:

Dom José Mário Scalon Angonese, bispo de Uruguaiana (RS)
Dom Gabriele Marchesi, bispo de Floresta (PE)
Dom Roberto Francisco Ferrería Paz, bispo de Campos (RJ)

Assessores:

Professor Laudelino Augusto dos Santos Azevedo – Itajubá (MG)
Celso Carias – CEB’s – Duque de Caxias ( RJ)
Padre Paulo Adolfo Simões – CEFEP – Pouso Alegre (MG)

AGOSTO

Reunião da Comissão para o Laicato com nova composição

A Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) se encontrou dia 21 de agosto, pela primeira vez, com a composição completa (novos bispos e assessores). Nesta reunião foram tratados dois pontos de pauta bem específicos: a organização do novo plano de trabalho quadrienal da Comissão a partir das orientações das diretrizes gerais da ação evangelizadora da Igreja no Brasil 2019-2023 e a organização do 12º Seminário com os Bispos Referenciais das Ceb´s e para o Laicato dos Regionais, realizado de 24 a 26/09, no CCM, em Brasília.

SETEMBRO

12º Seminário com os Bispos referenciais das Comunidades Eclesiais de Base e do Laicato

Um grupo, composto por 44 representantes de diversas expressões laicais da Igreja no Brasil, regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e 13 bispos, participou de 24 a 26 de setembro do 12º Seminário com os Bispos referenciais das Comunidades Eclesiais de Base (Ceb´s) e do Laicato no Centro Cultural Missionário (CCM) em Brasília-DF.

O objetivo do encontro, segundo o bispo de Tocantinópolis (TO), dom Giovane Pereira de Melo, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da CNBB, é planejar a caminhada e ações da Comissão Episcopal para o Laicato e de suas expressões laicais para o próximo quadriênio.  Dom Giovanni reforçou que o planejamento será feito tendo como referências as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2019-2023), a avaliação do Ano Nacional do Laicato, os encaminhamentos do 14º Intereclesial de Ceb´s, do Sínodo para a Pan-Amazônia e do Documento nº 105 da CNBB.

NOVEMBRO

Mensagem para o Dia Nacional dos Cristãos Leigos

O bispo de Tocantinópolis (TO) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Giovane Pereira de Melo enviou mensagem aos cristãos leigos e leigas por ocasião do Dia Nacional dos Cristãos Leigos comemorado na Igreja no Brasil desde 1991 no dia da Solenidade de Cristo Rei, que este ano se celebra no próximo domingo, 24 de novembro.

Na mensagem, o religioso cumprimentou os cristãos leigos pelo protagonismo na evangelização, por meio de seu testemunho de fé, em diferentes espaços e grupos eclesiais, na família, no trabalho e na sociedade. Ele destacou o chamado a ser presença cristã nos areópagos modernos, como a comunicação, a política e economia.

O post Em 2019, Comissão para o Laicato consolidou planejamento de ações para o triênio apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Artigos relacionados