CNBB

Comissão para a Vida e a Família apresenta subsídio mensal

A Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio da Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF), anunciou para 2020 o subsídio Hora da Família com encontros mensais. A partir do próximo ano, serão oferecidos dois materiais, um para reflexão a cada mês e outro especial para a Semana Nacional da Família, no mês de agosto.

Dom Ricardo Hoeperes | Foto: CNPF/divulgação

“A Comissão Episcopal Vida e Família quer enriquecer o tempo litúrgico com este material e incentivar o convívio entre as famílias em torno da Palavra de Deus”, explica o bispo de Rio Grande e presidente da Comissão para a Vida e a Família da CNBB, dom Ricardo Hoepers.

Para o próximo ano, o tema proposto é “Família, casa da Palavra”, em sintonia com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE 2019-2023), as quais propõem como pilares das “comunidades eclesiais missionárias” a palavra, o pão, a caridade e a missão.

“A família que se torna casa da Palavra, torna-se, também, construtora da paz, promotora da reconciliação, portadora do perdão, cenáculo de oração, fonte de caridade com portas abertas para a missão”, ressalta dom Ricardo. O itinerário da “Família, casa da Palavra”, reforça, “é um convite para amar a leitura orante, nutrir-se das suas inesgotáveis lições de amor que o próprio Deus escreveu para encontrarmos o caminho da salvação”.

O subsídio mensal também é uma oportunidade para que a proposta das novas Diretrizes da Ação Evangelizadora chegue às famílias, como destaca o assessor da Comissão, padre Crispim Guimarães dos Santos. “As comunidades, as casas, serão agraciadas com as DGAE e chamadas a serem Comunidades Eclesiais Missionárias. Desta forma, o subsídio Hora da Família continuará a oferecer às famílias do Brasil a oportunidade de colocar em prática, pela meditação da Palavra de Deus e gestos fraternos, a misericórdia do Pai, na Casa que se abre para acolher e a anunciar os benefícios da vivência da Palavra, assim como, na comunidade que carece da Alegria do Evangelho”.

De acordo com a comissão, a proposta de um subsídio mensal nasce do desejo de aumentar os benefícios colhidos pelas famílias na segunda semana de agosto para o ano inteiro. Também há o desejo de contribuir para com aqueles grupos que já usavam o “Hora da Família” por sete meses, aproveitando para realizar os encontros mensais nos grupos paroquiais porque não tinham materiais adequados às famílias.

Dois encontros foram disponibilizados para download pela CNPF. O primeiro foi preparado para o dia 31 de dezembro, uma celebração da Sagrada Família com o título “A Santidade na Sagrada Família de Nazaré”. O outro é o encontro do mês de janeiro, com o tema “A Festa”.

Baixe dois dos encontros do Hora da Família 2020.

 

 

 

 

 

Leia também:

Comissão do tema central da 58ª Assembleia Geral avança na formulação do texto sobre a Palavra

O post Comissão para a Vida e a Família apresenta subsídio mensal apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Artigos relacionados