CNBB

Comissão Bíblico-Catequética da CNBB recebe irmã Izabel Patuzzo

A Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) está com a equipe completa a partir deste mês. Com o nome aprovado na última reunião do Conselho Permanente, a irmã Izabel Patuzzo se apresentou nesta terça-feira e já está envolvida nos processos de trabalho.

Religiosa da Congregação das Missionárias da Imaculada – PIME, irmã Izabel estava atuando na diocese de Santo Amaro, quando recebeu o convite para trabalhar na assessoria da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética, ao lado do padre Jânison de Sá Santos. “Para mim foi uma surpresa muito grande. Eu não sou conhecida aqui na CNBB, sou uma irmã missionária, estive muitos anos fora do Brasil, sempre trabalhei mais com as comunidades carentes, então fiquei surpresa ao receber o convite para vir trabalhar aqui, foi algo inesperado”, partilhou.

Irmã Izabel Paruzzo | Foto: CNBB/Caio Lima

A religiosa mostrou-se contente pela possibilidade de atuar na entidade que está a serviço da Igreja no Brasil: “estar na CNBB é estar a serviço da Igreja”. Em sua trajetória, com larga experiência na missão além-fronteiras, irmã Izabel acumula trabalhos na formação bíblica, cursos de teologia para leigos, atuação na “Pastoral Hospitalar” da diocese de Hong Kong e animação bíblica com povos indígenas na Amazônia.

Atuação missionária
Irmã Izabel esteve em missão além-fronteiras por 13 anos, na China. Inicialmente, à frente do trabalho da chamada “Pastoral Hospitalar”. “Meu trabalho era com doentes terminais, com seus familiares, sobreviventes de suicídio. Devido à cultura chinesa, o doente é quase que abandonado, então a diocese de Hong Kong investe muito nessa forma de dar testemunho do amor de Jesus Cristo aos doentes que estão abandonados nos hospitais”, relata. Por questões culturais, os chineses consideram visitar um doente uma ação que atrai má sorte, o que acaba por ocasionar no abandono dos enfermos. Neste contexto, também atuando na Pastoral da Esperança, prestando solidariedade às famílias enlutadas, irmã Izabel buscou um mestrado em Aconselhamento Social.

Após oito anos liderando este trabalho, irmã Izabel seguiu para uma paróquia, onde atuou com a preparação de pessoas convertidas ao cristianismo com a catequese catecumenal com adultos, num processo que dura dois anos.

No Brasil, irmã Izabel fez parte do projeto missionário Sul 1-Norte 1 e atuou por três anos junto ao povo Tikuna, na diocese de Alto Solimões (AM). “Esse interesse de levar a Bíblia para outro povo, que tem a sua cultura, que tem a sua língua, me despertou para compor um manual catequético a partir das histórias sagradas desse povo e fazer um paralelo das suas histórias sagradas com a Bíblia”, conta a religiosa, ressaltando que o olhar bíblico a despertou para a questão de como a Palavra de Deus pode chegar àquela população indígena de uma maneira que eles compreendam melhor.

Projeção para os próximos anos
Irmã Izabel chegou e já participou, na última terça-feira, da reunião com o grupo que prepara o texto do tema central da 58ª Assembleia Geral da CNBB, que tratará da animação bíblica da vida e da pastoral. Desta reunião, participaram o presidente da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, dom José Antônio Peruzzo, e os outros dois membros, dom Armando Bucciol e dom Waldemar Passini Dalbello.

Dom Armando Bucciol, dom Antônio Peruzzo, irmã Izabel, dom Waldemar, e padre Jânison | Foto: CNBB/Caio Lima

A partir de agora, está se inteirando dos processos da comissão e colaborando na preparação de materiais e eventos para os próximos anos. Em fevereiro do ano que vem, a Comissão terá uma reunião para revisar e atualizar o Itinerário Catequético. No mês seguinte, encontro com bispos referenciais da Animação Bíblico-Catequética e o Grupo de Reflexão Bíblico-Catequética (Grebicat) e uma Capacitação de Multiplicadores para a Animação Bíblica da Pastoral. Para 2021, os assessores da comissão prepararam um congresso que celebrará os 50 anos do Mês da Bíblia no Brasil. Entre os materiais em preparação, está em fase de conclusão o texto-base e os círculos bíblicos do Mês da Bíblia 2020, que estudará o livro do Deuteronômio.

O post Comissão Bíblico-Catequética da CNBB recebe irmã Izabel Patuzzo apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Artigos relacionados