CNBB

Colaboradores da sede da CNBB, em Brasília, concluem novena em preparação para o Natal

Foi concluído nesta quinta-feira, 12 de dezembro, o itinerário em preparação para a celebração do Natal pelos colaboradores e assessores da sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília (DF). Os momentos orantes e celebrativos da Novena de Natal foram realizados, entre os dias 2 e 12 de dezembro, numa perspectiva de preparação integrada e de partilha.

“Creio que esta novena entre colaboradores e assessores foi um momento de graça especial para todos nós, onde tivemos a oportunidade de nos preparar bem o Natal do Senhor, para acolher o Jesus Salvador como nos lembra São João no prólogo do Evangelho ‘O Verbo se fez carne e veio morar em meio a nós’. Jesus veio morar em meio a nós para nos salvar”, partilhou o padre Jânison de Sá Santos, assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico Catequética da CNBB. Presente em praticamente todos os encontros, padre Jânison colaborou na preparação dos encontros e animando a participação de todos, tocando com vigor o sino central da sede da CNBB.

Para o sacerdote, os dias de novena foram um tempo especial, “nove dias de graça, de partilha, de reflexão, de escuta da Palavra de Deus e um tempo que nos ajuda também a crescer na fé e estarmos sempre na atitude de vigilância ativa, vigilantes aguardando a vida do Salvador e buscando sempre mais a nossa conversão pessoal para nos conformarmos sempre mais a Cristo Jesus e Nosso Senhor”.

A novena de Natal 2019, proposta pela Conferência por meio das Edições CNBB, continua com o mote “Reunidos em família, preparando a vinda do Senhor” e, neste ano, de forma especial, propôs uma dinâmica que favoreceu o aprofundamento das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE 2019-2023), na perspectiva das comunidades eclesiais missionárias, casas alicerçadas nos pilares da palavra, do pão, da caridade e da missão.

Nesta perspectiva, a partir da motivação do livrinho da novena, os colaboradores montaram, no decorrer dos encontros, uma casa alicerçada nos quatro pilares propostos pelas Diretrizes da Ação Evangelizadora.

Para mim, foi um momento de renovação e de assumir compromissos com a minha fé. Percebi nos depoimentos dos meus colegas uma alegria e um desejo de estar juntos, de partilhar, de crescer na fé, na religiosidade, na missão. Foram nove dias de encontros envolventes que, com a participação de todos, trouxeram na partilha da vida a oportunidade de nos conhecermos e de nos unirmos pelo bem de nossa pequena comunidade eclesial, a CNBB”, partilhou Maria de Lourdes Pereira, do Departamento Social.

Como gesto concreto, a comunidade de colaboradores da sede da CNBB irá preparar uma ação missionária para o próximo ano. “Vamos levar o pão, a palavra, a caridade e a alegria àqueles que precisam de nós. Fiquei muito feliz e espero que sempre nós possamos nos reunir em volta do altar, em torno do Eucaristia e fazer crescer a nossa fé e o nosso amor ao próximo, a Deus e à Igreja e a todas as coisas pelas quais nós lutamos dia a dia: família, amigos, nossos valores cristãos”, contou Maria de Lourdes.

Os encontros da novena tiveram que ser realizados na primeira quinzena do mês visando a participação do maior número possível de colaboradores, pois um grupo de encarregados participará de uma semana de formação a partir da próxima segunda-feira.

Confira um resumo de partilhas e reflexões que surgiram dos encontros na CNBB:

O grupo de colaboradores da CNBB é um dos três que estão sendo acompanhados nesta trajetória rumo ao Natal do Senhor. A equipe de Comunicação da Conferência também está em sintonia com o grupo de casais na paróquia São José Operário, em Picos (PI) e com os grupos da diocese de Cachoeiro do Itapemirim (ES).

Veja como estão os grupos de novena espalhados em todo o Brasil.

 

Grupos iniciam Novena de Natal 2019 “Reunidos em Família esperando a vinda do Senhor”

O post Colaboradores da sede da CNBB, em Brasília, concluem novena em preparação para o Natal apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Artigos relacionados