CNBB

CNBB participa de atividade de conscientização sobre educação ambiental

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) participou nesta quarta-feira, 20 de novembro, de um projeto de promoção e conscientização sobre educação ambiental promovido pelo Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Administração da cidade de Brazlândia e o Serviço de Limpeza Urbana (SLU). Trata-se do projeto “Brazlândia ambientalmente sustentável” cujo foco é conscientizar os moradores a destinarem as podas de arvores, entulhos e resto de construção em pequena quantidade, além de inservíveis, garrafas de vidros, entre outros descartáveis, para locais adequados.

Representaram a entidade os padres Dirceu de Oliveira Medeiros, subsecretário adjunto geral e o padre Marcus Barbosa, subsecretário adjunto de pastoral. Também estiveram presentes na iniciativa membros do Setor de Departamento Social da CNBB, entre eles, o coordenador do Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), Franklin Queiroz. “A CNBB foi convidada a somar nesse evento que teve uma programação extensa com ênfase no aspecto principal que foi o plantio de árvores. É um projeto que mobilizou lideranças locais com envolvimento das escolas locais, da própria Paróquia da cidade, então foi um dia de cidadania”, explicou o padre Dirceu.

A CNBB desenvolve na localidade o projeto “Correndo Atrás de um Sonho” que acolhe um número expressivo de crianças e adolescentes e permite redimensionar atendimento socioesportivo para elas e famílias da comunidade, na qual até então não há nenhum outro projeto em atuação. O resultado se apresenta não apenas no aumento do número de medalhas e conquistas dos participantes do projeto, como na ampliação dos atendimentos à comunidade. Ao assumir o projeto, a CNBB trouxe a legalidade e a identidade jurídica e implantou alguns ajustes necessários do ponto de vista da Assistência Social, como por exemplo transformá-lo para serviço de convivência, o que o tornou permanente.

Por isso, a entidade foi uma das convidadas a participar da iniciativa promovida pelo Governo do Distrito Federal. “Foi um trabalho de mobilização e articulação da sociedade local, escola, associação de moradores e também a CNBB que tem um projeto social nessa mesma área. É um projeto de articulação em defesa da vida”, disse o padre Marcus Barbosa. Após o lançamento do projeto, houve um plantio de árvores na área remanescente de esporte, pista de atletismo, Espaço Livre de Uso Público (ELUP). “Plantamos mudas de árvores, participamos ali de um evento próximo à Igreja Matriz, tomando a palavra, fazendo um momento de oração, houve um envolvimento grande de nossa parte lá também”, afirmou o padre Dirceu.

O evento contou ainda com apresentação teatral e musical em comemoração ao Dia da Consciência Negra sob a organização da direção do Centro Educacional do Incra 8. “A CNBB quer ser parceira quando o assunto é o bem comum, é cidadania, é dignidade de vida, a Igreja é sempre parceira quando a questão é em favor da vida, da dignidade do ser humano. Queremos estar próximos e ajudar as pessoas”, finalizou padre Dirceu.

O post CNBB participa de atividade de conscientização sobre educação ambiental apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Artigos relacionados