CNBB

Animadores da Campanha da Fraternidade 2020 multiplicam formações pelo país

Participantes do seminário realizado em São Paulo.

Depois da realização do Seminário Nacional da Campanha da Fraternidade (CF) 2020 realizado de 1º a 3 de outubro deste ano, do qual participaram representantes de todos os 18 regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), regionais e dioceses se mobilizam em encontros de formação pelo Brasil.  Com o tema “Fraternidade e vida: dom e compromisso” e o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34), assessores das atividades realizadas reforçaram que esta campanha aprofundará o cuidado com a vida.

O padre Danilo Vitor Pena, do clero da Arquidiocese de Curitiba (PR), que assessorou encontro realizado em São Paulo, destacou a necessidade de promover trabalho pastoral com vivência madura de fé, que se torne presença e leve a experiências de proximidade. “Não podemos levar apenas uma sopa noturna para quem vive nas ruas e, no dia seguinte, fazer como quem não conhece seu rosto”, provocou o padre Danilo. “Nós queremos agir localmente para influenciar globalmente”, completou, ressaltando a necessidade de unir uma iniciativa individual, eclesial e comunitária com uma iniciativa de busca de solução por meio de políticas públicas, ligando com a temática da CF 2019.

Participantes do Seminário promovido pelo Sul 2.

O padre Valdecir Badzinski, secretário executivo da CNBB Sul 2, que coordenou o seminário para as dioceses do Paraná realizado de 26 e 27 de outubro, afirmou que o tema é muito presente e instigante para o contexto atual: “Quando pensamos em fraternidade e vida estamos dizendo que é preciso ter um olhar profundo sobre a vida em todas as instâncias, desde o seu princípio até o seu fim natural e também sobre a vida do planeta, a nossa casa comum”, disse.

Para Mônica Pimentel, coordenadora regional de Campanhas do Nordeste 1, o tema da CF 2020 é de muita responsabilidade para quem é agente de pastoral. “Se nós entendermos a função da campanha e o papel que ela pode desempenhar na vida do agente pastoral, nós podemos fazer um grande trabalho de humanização”, disse. Para ela, a importância desse momento, com a realização dos Seminários Regionais, é preparar as lideranças diocesanas que estão à frente do processo da campanha nas dioceses. Acompanhe, abaixo, um giro sobre os eventos que estão acontecendo e agendados para este ano.

Atividades da CF 2020 realizadas nos regionais da CNBB

Regional Oeste 1
A Comissão Regional se reuniu, dia 15 de outubro, para o repasse do Seminário Nacional e para preparar o Seminário Regional marcado para os dias 23 e 24 de novembro próximo em Campo Grande.

Regional Sul 1
De 8 a 10 de novembro, em Itaici, Indaiatuba (SP), ocorreu, em São Paulo, o Encontro Estadual da Campanha da Fraternidade 2020, que terá como tema “Fraternidade e vida: dom e compromisso” e o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34). Agentes das sete sub-regiões trabalharam os desafios para sair da “globalização da indiferença” para a “revolução do cuidado”. A figura da primeira santa brasileira com dois milagres reconhecidos, Santa Dulce dos Pobres, esteve também presente em toda a reflexão, assim como ocorre nos textos inspiradores propostos pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O Anjo Bom deve será a patrona e inspiradora de ações individuais e comunitárias.

Regional Sul 2
Lideranças de várias arqui/dioceses do Paraná reuniram-se neste final de semana, 26 e 27 de outubro, na Casa de Líderes Nossa Senhora de Guadalupe, em Guarapuava (PR), para estudar o tema da Campanha da Fraternidade de 2020. Os mais de 50 participantes tiveram a ocasião de aprofundar o tema, com a missão de levar às suas igrejas locais e promover ações concretas. Esse seminário é promovido, anualmente, pelo Regional Sul 2 da CNBB com o objetivo de animar e subsidiar as arqui/dioceses para a Campanha da Fraternidade.

Regional Nordeste 1
Aconteceu entre os dias 09 e 10 de novembro a formação para as equipes de campanhas da arqui/dioceses que compõem o Regional Nordeste 1. Cerca de 30 participantes estiveram presentes vindos de Fortaleza, Itapipoca, Sobral, Tianguá, Crato, Iguatu, Quixadá e Limoeiro. A temática desenvolvida pelo secretário executivo de Campanhas da CNBB, padre Patricky Samuel Batista.

Seminários agendados da CF 2020

Regional Oeste 1
23 e 24 de novembro. Local: Campo Grande (MS).

Regional Nordeste 3 
29 de novembro a 1º de dezembro. O Regional Nordeste 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizará o Seminário Regional sobre a Campanha da Fraternidade 2020 nos dias 29 de novembro a 1ª de dezembro, na Casa de Encontros Frei Ludovico, em Salvador (BA). Cada arqui/diocese poderá enviar até 3 participantes. Informações: (71) 3043-4167 ou (71) 99739-7839 (whatsapp).

Com informações dos Regionais da CNBB

O post Animadores da Campanha da Fraternidade 2020 multiplicam formações pelo país apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Artigos relacionados