CNBB

Em Roma, padre Patriky Samuel Batista fala sobre o sentido e significado das Campanhas da CNBB

Em entrevista à Radio Vatican News, na quarta-feira, o secretário-executivo das Campanhas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Patriky Samuel Batista, falou sobre o sentido e o significado das principais campanhas tocadas pela Conferência: a Campanha para a Evangelização e a Campanha da Fraternidade.

“Cuida dele”. A frase presente na parábola do Bom Samaritano, narrada no Evangelho de Lucas, é o lema que animará a Campanha para a Evangelização deste ano. Durante a entrevista, padre Patriky disse que a ideia era despertar nas comunidades para a corresponsabilidade na ação evangelizadora. “Ajudando então, colaborando financeiramente, assumindo seu Apostolado nós queremos cuidar do anúncio da Palavra, cuidar da comunidade e cuidar dos Pobres”, apontou.

O objetivo da Campanha para a Evangelização é motivar os fiéis a participarem efetivamente da missão da Igreja por meio do testemunho de vida, de ações pastorais específicas e da garantia de recursos para a ação pastoral. Padre Patriky garantiu, na entrevista, que todos os recursos que vem da Coleta para a Evangelização, que acontece no terceiro Domingo do Advento, é revertido para a CNBB a fim de custear o trabalho dos regionais e da própria Conferência. “É uma campanha mais institucional”, disse.

Já sobre a Campanha da Fraternidade 2020, padre Patriky afirmou que o mote é o convite a um olhar mais atento e detalhado para a vida. Com o tema “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso” e lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”, a CF 2020 busca conscientizar, à luz da palavra de Deus, para o sentido da vida como dom e compromisso, que se traduz em relações de mútuo cuidado entre as pessoas, na família, na comunidade, na sociedade e no planeta, casa comum.

“Talvez essa seja a primeira campanha que toca diretamente nas periferias existências como o papa Francisco nos fala, como situações de depressão, automutilação, de pessoas desaparecidas”, afirma o padre.

Ver, sentir, compaixão e cuidar são os verbos de ação que irão conduzir este tempo quaresmal. “A vida é um intercâmbio de cuidado e para nós que cremos que Jesus é o caminho, a verdade e a vida, a CF vai nos ajudar a refletir exatamente sobre isso de que quando nós nos dispomos a cuidar uns dos outros a vida recobre um nosso sentido também”, garantiu.

Confira a entrevista concedida à Rádio Vatican News, na íntegra:


 

Foto: Vatican News

O post Em Roma, padre Patriky Samuel Batista fala sobre o sentido e significado das Campanhas da CNBB apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Artigos relacionados