CNBB

A humildade que reconhece o Pai de todos e de todas as coisas

Dom Roberto Francisco Ferreria Paz
Bispo  de Campos (RJ)

O 30º Domingo do Tempo Comum nos traz duas atitudes de oração diante do Deus das misericórdias: a oração autocentrada do fariseu que se atribui méritos e a oração humilde e autêntica do publicano que pede perdão e reconhece a sua pequenez de criatura. Encerramos, hoje, o Sínodo da Amazônia sobre os caminhos de evangelização e da ecologia integral neste bioma que constitui um verdadeiro manancial de vida e harmonia para a nossa mãe Terra.

Parecem oportunas as palavras de Dom Héctor Cabrejo Duarte, presidente do CELAM, que, inspirado no Cântico das Criaturas de São Francisco, nos convida a Conhecer, Reconhecer e Restituir a Criação ao Pai. Essa vocação de louvor das criaturas restitui a Deus o que o pecado tinha retirado do Criador, ruptura que era, para Francisco, não só apropriação indevida da vontade, mas de todos os bens do senhorio do Pai; inspira a ecologia integral e lhe dá a perspectiva real.

A evangelização profunda e integradora nos leva a conversão ecológica e a reconhecer ao Pai como origem de todos os dons, e abraçar a Terra como a grandiosa dádiva do Senhor. Sem a mística de uma humildade reverente, de sermos e reconhecermo-nos como húmus (barro), criaturas e, por isso mesmo, irmãos e irmãs de todos os seres, não conseguiremos um novo pacto de Aliança pela vida como novos Noés, não nos tornaremos guardiões e cuidadores da Criação e, em especial, da Amazônia.

Cairemos na armadilha do velho Adão, de comer o fruto da árvore da ciência tecnocrática que mercantiliza a vida, que violenta a Terra, que queima as florestas e mancha as águas dos oceanos. Que imitemos os bispos brasileiros do Sínodo que atualizaram o Pacto das Catacumbas feito na participação do Concílio Vaticano II, desta feita assumindo a missão de cuidar e defender a integridade da Criação. Deus seja louvado!

 

 

O post A humildade que reconhece o Pai de todos e de todas as coisas apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Artigos relacionados