CNBB

Anunciar o Evangelho e cuidar da vida

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre 

A Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a Região Pan-Amazônica se aproxima de sua conclusão.

Nos meses que precederam o início dos trabalhos da Assembleia foram vistas manifestações distintas. Surgiram críticas contundentes contra o tema proposto para essa Assembleia Especial do Sínodo: “Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral”. Houve também manifestações entusiastas a favor do caminho construído por meio de consultas das comunidades envolvidas na questão, até desembocar na celebração da Assembleia. Não faltaram sinais de preocupação com os possíveis caminhos que o Sínodo poderia propor, inclusive envolvendo questões de soberania territorial. Trata-se certamente de um momento importante! E a Igreja na sua incansável dedicação em evangelizar se esforça para que o trabalho realizado desemboque na indicação de caminhos viáveis para a inculturação da fé.

Os trabalhos da Assembleia caminham para sua conclusão, quando se entregará ao Papa o Documento Final. O Papa decidirá o que fazer com os resultados de três semanas de intensos debates e estudos entre os participantes da Assembleia.

Este Sínodo especial está marcado por uma dúplice dimensão: a eclesial e a ecológica. O Sínodo possui uma dimensão ecológica, expressa na preocupação com a urgente necessidade de mudança de mentalidade, estilo de vida, modos de produção, práticas de consumo, acumulação e desperdício. A dimensão eclesiológica implica a disposição para uma conversão pastoral.

A partir dos resultados dos trabalhos realizados nos “Círculos Menores” (grupos de trabalho) se pode perceber que a preocupação central é sobretudo com os desafios pastorais. A região amazônica precisa ser contemplada com coração cristão e olhos de discípulo.

A missão da Igreja é anunciar Jesus Cristo, sem descuidar da necessidade de cuidar, proteger e promover a vida. Esta ação requer um olhar contemplativo sobre a realidade, para construir a necessária harmonia entre a sociedade humana e o meio ambiente.

O post Anunciar o Evangelho e cuidar da vida apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Artigos relacionados