CNBB

CNBB recebe bispo do Timor Leste com quem a Igreja no Brasil mantém parceria desde os anos 2000

No próximo dia 17 de outubro, quinta-feira, dom Vírgílio do Carmo da Silva, arcebispo de Díli, capital do Timor Leste, inicia em Brasília-DF, uma visita pastoral cujo objetivo é formalizar uma nova etapa de convênio que a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, e a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) mantém para envio de professores ao Timor Leste.

As atividades começam às 9h30, com uma missa a ser celebrada pelo secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado. Às 10h30, o arcebispo de Díli conversa com jornalistas para falar sobre o projeto que a Igreja de Timor Leste mantém com a Igreja no Brasil. Na programação, está incluso ainda um almoço na Nunciatura Apostólica no Brasil e visitas às Pontifícias Obras Missionárias e a pontos turísticos da capital. De Brasília, o bispo segue para Curitiba onde, dia 18 de outubro, realizará reuniões na PUC do Paraná para formalização de nova etapa da cooperação.

Trata-se do Projeto de Solidariedade entre as Igrejas do Brasil e do Timor Leste, que surgiu ainda em 2012, após o 10º Encontro da Conferência dos Bispos de Países Lusófonos. O objetivo é cooperar com as Igrejas locais do Timor Leste, no que diz respeito à formação dos seminaristas nas áreas de Filosofia, Teologia e Língua Portuguesa. O projeto de cooperação, aprovado pelo Conselho Permanente da CNBB em 2012, consiste no envio de dois professores da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) a cada semestre para auxiliar na formação dos futuros presbíteros e de professores através dos cursos de mestrado e doutorado.

A maioria dos docentes enviados são de três programas de Pós-Graduação da PUCPR dos cursos de Teologia, Filosofia e Bioética. As atividades dos docentes incluíram aulas no Instituto Superior de Filosofia e Teologia de Díli, onde lecionaram diversas disciplinas, conforme a sua área de formação. Também fez parte do projeto um Curso de Formação Continuada para o clero local.

Um dos professores enviados ao Timor Leste por meio desta parceria foi o Mário Antônio Sanches que lecionou as disciplinas de Bioética e Antropologia no curso de Filosofia do Instituto Superior de Filosofia e Teologia Dom Jaime Garcia Goulart, na capital Díli, nos meses de fevereiro e março de 2014. O professor Mário Antônio também estará na CNBB, acompanhando o bispo do Timor Leste, para falar sobre esta parceria e experiência.

Dados e histórico – Desde o ano 2000, a Igreja no Brasil mantém o Projeto Missionário Ad Gentes com a Igreja no Timor. Trata-se de uma ajuda para manter o trabalho missionário no Timor Leste com as ações pastorais, sociais e de amparo ao povo timorense. O projeto chegou ao fim em 2018, mas teve início outro passo importante – o de ajudar padres locais a terem formação e especialização para que não seja mais necessário o envio de professores estrangeiros.

Nesta nova fase da parceria, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), ofereceu gratuitamente todo o curso de mestrado e doutorado para essa formação. Dois professores já concluíram o mestrado, por meio da formação da PUC-PR e outros dois que ainda estão em fase de conclusão do doutorado.

A Diocese de Díli ocupa a parte central do Timor-Leste. Abrange 4.775 quilômetros quadrados e subdivide-se em cinco distritos. Dos cerca de 670 mil habitantes, 630 mil são católicos (94,4%), acolhidos por 30 paróquias. Há 149 sacerdotes, sendo 63 diocesanos e 86 religiosos. Estão à frente da Pastoral 132 irmãos religiosos e 432 religiosas. Há 98 seminaristas maiores. A Diocese adota o serviço de inúmeros catequistas. Timor Leste conta com 11 línguas e 31 dialetos, apesar da importância do português. A população local é de 1,2 milhão de habitantes, sendo que 96% são católicos.

 

O post CNBB recebe bispo do Timor Leste com quem a Igreja no Brasil mantém parceria desde os anos 2000 apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Artigos relacionados