CNBB

Pastoral dos Brasileiros no exterior tem novo bispo referencial

O bispo auxiliar de Porto Alegre (RS) dom Adilson Pedro Busin é o novo referencial da Pastoral dos Brasileiros no Exterior (PBE) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Desde a 57ª Assembleia Geral da CNBB, a PBE está vinculada à Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e a Cooperação Intereclesial e agora segue com encaminhamentos para continuar os trabalhos iniciados pelo bispo emérito de Caxias do Sul (RS), dom Alessandro Ruffinoni.

A Comissão para a Ação Missionária disponibilizou um e-mail para contato. No endereço e também no telefone da sede da CNBB, em Brasília, os brasileiros que residem no exterior, membros de comunidades brasileiras espalhadas pelos cinco continentes e os presbíteros responsáveis por estas comunidades poderão falar diretamente com os assessores. De acordo com a Comissão, o canal também servirá para os padres que, “autorizados por seus ordinários locais e depois de importante conversação entre os bispos, se colocam à disposição para acompanhar a Pastoral dos Brasileiros no Exterior”.

Anote o endereço de e-mail e o telefone:

Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial
PASTORAL DOS BRASILEIROS NO EXTERIOR

Assessores: Irmã Sandra Regina Amado e Padre Daniel Luz Rocchetti
missionariapbe@cnbb.org.br.
+55 61 2103 8300

Leia a carta divulgada pela Comissão:

Pastoral dos Brasileiros no Exterior

A imagem da Casa nos acompanhará nestes próximos anos, já que foi esta a intuição que a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil obteve e assumiu em sua última Assembléia Geral. De fato, as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2019-2023 escreve: “Entre os primeiros cristãos, a experiência da Igreja na casa implicava um conjunto de relações para além dos laços familiares das casas tradicionais. A Igreja nas casas garantia um senso de pertença à família de Deus (Mc 3, 31-35) e já não importava mais ser grego ou judeu, escravo ou livre, mas somente ser de Cristo (Cl 3,11; Gl 3,28). A casa-comunidade era o lugar do reconhecimento mútuo e, nela, seus habitantes deviam superar as distâncias e passar da simpatia ao encontro (DGAE 76).” A Casa, portanto, é também onde criamos novas relações fraternas, sob o ensino de Nosso Senhor Jesus Cristo. Ali, reunidos manifesta-se a Igreja e sentimo-nos em Casa.

Assim, podemos viver em Casa mesmo quando estamos distantes dos nossos, de nossos familiares, parentes e amigos… como é o caso de muitos brasileiros e brasileiras que moram no exterior, fora desta Terra de Santa Cruz, pelos mais variados motivos, positivos ou nem tanto. Lá, distante desta nossa terra, pode-se viver em Casa, amenizando a saudade e as dificuldades, quando nos reunimos enquanto Igreja, em torno da Palavra, da Eucaristia, da Caridade e da Missão.

Nesta mesma Assembléia, a CNBB decidiu agregar à Comissão Episcopal para Ação Missionária e Cooperação Intereclesial a responsabilidade pastoral pelo acompanhamento dos Brasileiros no Exterior. Após vários anos de dedicação total de V. Revma. Dom Alessandro Ruffinoni, bispo emérito de Caxias do Sul/RS, a quem muito agradecemos, a Pastoral dos Brasileiros no Exterior (PBE) terá como bispo responsável Dom Adilson Busin, CS, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre/RS. Este último é membro da referida comissão episcopal.

Para um contato mais direto com Dom Adilson e os assessores da Comissão para Ação Missionária foi aberta uma conta email: missionariapbe@cnbb.org.br. Este contato eletrônico e aquele telefônico (+55 61 2103 8300) estão à disposição dos muitos brasileiros no exterior, membros de nossas comunidades brasileiras espalhadas pelos cinco continentes, além de ser um canal de contato com os presbíteros responsáveis por estas comunidades. Também, servirá para aqueles presbíteros que, autorizados por seus ordinários locais e depois de importante conversação entre os bispos, se colocam à disposição para acompanhar a Pastoral dos Brasileiros no Exterior.

O post Pastoral dos Brasileiros no exterior tem novo bispo referencial apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Artigos relacionados