CNBB

Reunião do GREDIRE avança para planejamento do quadriênio 2019 a 2023

Dia 27 de setembro foi realizada, na Casa da Reconciliação, em São Paulo, a reunião do Grupo de Reflexão para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso (GREDIRE). O grupo auxilia e apoia a Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Dom Manoel João Francisco, presidente da comissão eleito na 57ª Assembleia Geral da CNBB, juntamente com dom Teodoro Mendes Tavares e dom Zanoni Demettino Castro, contextualizou sobre as atribuições da Comissão e do Gredire, bem como seus novos desafios que incluem a elaboração do plano quadrienal (2020 a 2023) e inclusão de novos membros ao grupo, sobretudo da região norte do País.

Na pauta, foi abordado como destaque a realização da Campanha da Fraternidade Ecumênica em 2021. Aguarda-se sugestões de textos bíblicos para o lema que devem ser relacionados ao tema proposto a partir do documento do Conselho Mundial de Igrejas (CMI) “Educação para a paz em um Mundo Multirreligioso”. São aguardadas propostas até o dia 9 de outubro que devem ser enviadas para o e-mail:  comunicacao@conic.org.br

Ainda se prevê continuidade nos processos das Comissões de Diálogo Bilaterais: Católico-Luterano, Católico-Anglicano, Católico-Presbiteriana Unida, Católico-Pentecostal, Católico-Judaico e Católico-Religiões de Matriz Africana. Planejou-se novos formatos para subsídios na temática de ecumenismo que possam auxiliar as comunidades religiosas interessadas, com vasto acervo em cartilhas, folhetos de celebrações, músicas e hinos.

Dom Manoel enfatizou a importância na animação e celebração dos 20 anos, que acontece no dia 31 de outubro de 2019, em que católicos e luteranos assinaram, em Augsburg, Alemanha, uma Declaração sobre a Doutrina da Justificação, conhecida como “Declaração Conjunta Luterano-Católica sobre a Doutrina da Justificação por Graça e Fé”. No número 19 da Declaração, luteranos, católicos, metodistas reformados e anglicanos “confessam juntos que o ser humano, no concernente à sua salvação, dependem completamente da graça salvadora de Deus”.

Como próxima atividade, acontecerá o Simpósio Ecumênico a ser realizado nos dias 31 de Janeiro a 1 e 2 de fevereiro 2020, em Jundiaí/SP, com o tema ” Violência em nome de Deus? Caminhos para a paz e fraternidade”.

Participaram da reunião representantes leigas, religiosas, padres e bispos das regionais do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Bahia e Goiás. O encontro contou com a assessoria de padre Marcus Barbosa Guimarães.

Com colaboração de Edoarda S. Scherer

O post Reunião do GREDIRE avança para planejamento do quadriênio 2019 a 2023 apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Artigos relacionados