CNBB

Conselho da Pastoral do Povo da Rua se reúne em Belo Horizonte

Para avaliar, planejar e celebrar a ação pastoral junto a população em situação de rua foi realizado um encontro do Conselho da Pastoral Nacional do Povo da Rua, entre os dias 19 e 21 de setembro, em Belo Horizonte (MG). A reunião também foi marcada pela celebração de um ano da Casa Canto da Rua, local de convergência de grupos e ações em busca de políticas públicas para as pessoas em situação de rua.

O encontro contou com a presença do bispo de Pesqueira (PE) e referencial para a Pastoral do Povo da Rua, dom José Luiz Ferreira Salles, que animou os conselheiros a olharem os sinais dos tempos e não perder a esperança diante do cenário desafiador.

O bispo falou da importância deste momento de fortalecimento, quando membros da coordenação “olham o chão aonde cada um está pisando, se reabastece com a força da Palavra de Deus e com os nossos sonhos. Também momento de planejar, pensar o nosso futuro, ver aonde a gente ainda está pelejando as dificuldades que ainda nós temos. Foi um momento muito rico de partilha, momento de fortalecer a nossa missão”.

Na Comunidade Canto da Rua estão localizados a sede da Pastoral Nacional, do Movimento da População de Rua, o Centro de Defesa dos Direitos Humanos para População de Rua, além do Projeto Empreendendo Vidas, voltado para ações que visam reingresso no mundo do trabalho e geração de renda. O local funciona há um ano e houve uma celebração de reinauguração do espaço, que, segundo dom José Luiz é “lugar cidadania, de sonhos e de esperança”.

Moradia
A grande prioridade indicada a partir da última assembleia da Pastoral do Povo da Rua é trabalhar a questão da moradia, tanto voltada para a população em situação de rua quanto a busca por condições melhores de moradia. “É um desafio muito grande, porque hoje as políticas públicas estão cada vez mais sendo desmontadas”, afirmou o bispo.

Dom José Luiz considera a mobilização “uma luta muito bonita” e que não é uma luta da pastoral, “é uma luta da população de rua e da sociedade civil”.

O post Conselho da Pastoral do Povo da Rua se reúne em Belo Horizonte apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Artigos relacionados