CNBB

Encontro reúne Editores de Folhetos e Subsídios Litúrgicos em São Paulo (SP)

Termina nesta quinta-feira (01/8), o encontro dos Editores de Folhetos e Subsídios Litúrgicos que está acontecendo em São Paulo desde o dia 30 de julho. O evento é uma iniciativa da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e recebe editores de todo o Brasil.

“É um encontro para continuar os trabalhos e tem em vista gerar maior comunhão entre os produtores de subsídios litúrgicos, destaca o bispo de Paranaguá e presidente da comissão para a Liturgia, dom Edmar Peron.

A proposta central do encontro gira em torno do Documento 108 da CNBB, intitulado “Ministério e Celebração da Palavra”, à luz das novas Diretrizes para Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, aprovadas durante a última Assembleia Geral da entidade.

O documento traz informações básicas, diretrizes gerais para a elaboração de um plano de formação e acompanhamento dos ministros da Palavra de Deus. Além de roteiros exclusivos para as celebrações sejam com ou sem Eucaristia.

“Nós vimos também algumas orientações a partir da instrução geral do Missal Romano e do Lecionário alguns números que eu indiquei para leitura, mediação, especialmente, quanto ao silencio, texto litúrgicos e comentários”, disse. 

De acordo com o assessor da comissão, padre Leonardo Pinheiro, atualmente, cerca de 70% das comunidades no Brasil não têm acesso à celebração Eucarística aos domingos presidida por sacerdote. Muitas dessas comunidades estão em regiões distantes que não permitem aos fiéis irem a uma igreja para participar da Santa Missa.

A música litúrgica nas celebrações também foi objeto de reflexão pelos participantes. O irmão Fernando Vieira, assessor do setor, dialogou com o grupo sobre possíveis novas execuções do ato penitencial e hino de louvor.

Além disso, o grupo também estudou dois dos pilares da DGAE, o da palavra e a do pão, disse Dom Edmar.

“Com esses elementos a gente acredita que deu algumas pistas para que eles possam refletir e assim apoiar a implantação da DGAE nas dioceses por meio dos subsídios litúrgicos, seja nos comentários, nas preces ou em alguma coluna”.

O post Encontro reúne Editores de Folhetos e Subsídios Litúrgicos em São Paulo (SP) apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Artigos relacionados