CNBB

Pentecostes: O Espírito Santo nos ajuda de viver a liberdade em Verdade de Jesus!

Dom Romualdo Matias Kujawski
Bispo Diocesano de Porto Nacional (TO)

“Mas descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força; e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até os confins do mundo!” (At 2,8)

Está se aproximando a Solenidade de Pentecostes, em que recordamos a descida do Divino Espírito Santo sobre os Apóstolos e Maria, reunidos no Cenáculo. O Espírito Santo foi o grande dom de Cristo ressuscitado, que subiu aos céus e assumiu Seu lugar na glória de Deus, dando a força necessária para conduzir os Apóstolos e toda a Igreja. Esse evento nos faz recordar dois momentos muito importantes para nós: O nascimento da Igreja e a coragem que os Apóstolos receberam para anunciar, sem medo, Jesus Cristo ressuscitado e enfrentando todo o medo e perseguição dos judeus.

Percorrendo, nestes últimos dias, mundo afora tenho percebido a grande ansiedade das pessoas em viver a liberdade. Fala-se sobre a liberdade, no sentido da democracia, da vivência e da expressão de suas convicções.

Isso é correto! Mas percebo também, por outro lado, que falta nessa ansiedade a referência Transcendental, que leva as pessoas, e até as sociedades, ao vazio existencial.

Isso mesmo: a liberdade, sem Verdade (escrita no maiúsculo), não liberta! Pelo contrário, escraviza. Não é necessário mencionar as escravidões que aprisionam nossa sociedade consumista. Sugiro que leiam o trecho do Evangelho de S. João 8,31-32: Se permanecerdes em minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos, e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” Somente Jesus Cristo, O Transcendente, tornou-se a nossa Verdade. Ele mesmo afirma isso em Jo 14,6: Eu sou o caminho, a verdade e a vida!”

Que no dia de Pentecostes, abram-se nossos corações e mentes, para aceitar isso: Somente a Verdade! Somente Jesus nos leva à Verdadeira e sonhada liberdade. Por isso, a força do Espírito Santo fortalece cada batizado e batizada na consciência Missionária da Verdade e liberdade. Esta abertura pessoal, à luz do Espírito Santo já se perdura nesses mais de dois mil anos de história do Cristianismo, e está contagiando as pessoas e os povos, oferecendo-lhes a verdadeira identidade existencial.

Por isso podemos afirmar que “Os apóstolos não receberam o Espírito Santo porque eram fervorosos, mas se tornaram fervorosos porque receberam o Espírito Santo!”

Concluindo, podemos afirmar que o Senhor derramou a Força do Alto, para que os discípulos pudessem ser autênticas testemunhas, anunciando Jesus Cristo em todos os cantos da terra. Ele não quer que nós fiquemos parados, olhando para o céu! (cf. At 1,11). O Espírito Santo nos dá a coragem e a ousadia, para anunciarmos o nome de Jesus Cristo, por onde quer que estejamos. Esse é o estado de missão que a Igreja tanto nos pede.

Que cada ungido da nossa Diocese seja apaixonado por sua missão, no serviço à Verdade!

Que cada consagrado e consagrada de nossa Diocese reconheça a beleza do seu ministério!

Que cada batizado, leigos e leigas de nossa Diocese, seja sempre coerente com a vida proveniente da fé professada!

Nossa Senhora das Mercês, rogai por nós!

O post Pentecostes: O Espírito Santo nos ajuda de viver a liberdade em Verdade de Jesus! apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Artigos relacionados