CNBB

Dom Geraldo Lyrio Rocha fala sobre Comissão Especial para a Causa dos Santos da CNBB

O arcebispo emérito de Mariana (MG), dom Geraldo Lyrio Rocha, apresentou ao episcopado brasileiro, o serviço prestado pela Comissão Especial para a Causa dos Santos junto à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Dom Geraldo preside esta Comissão que tem como finalidade o acompanhamento dos processos de canonização e beatificação que já estão em andamento na Cúria Romana, na Congregação para a Causa dos Santos e, ao mesmo tempo, oferecer subsídios para as Dioceses que desejam introduzir novas causas. Outra atribuição da Comissão é a formação de pessoal que possa acompanhar este serviço nas Igrejas particulares.

Dom Geraldo também falou da complexidade do processo de canonização e a dificuldade em contabilizar a quantidade de causas que estão em andamento no Brasil. “Este processo é muito complexo, porém existe uma legislação que orienta esta caminhada. Precisamos fazer um levantamento das causas em nosso país. Aqui na 57ª Assembleia Geral estamos fazendo um apelo a todos os bispos para que encaminhem para a Comissão, informações das causas já introduzidas e o estágio em que se encontram”, disse.

Dom Geraldo contou que já acompanhou, enquanto arcebispo titular de Mariana, todo o processo diocesano para a beatificação do ex-presidente da CNBB, dom Luciano Mendes de Almeida, cuja causa já está em andamento no Vaticano. O bispo ressaltou que muitas das causas de santos existentes no Brasil são frutos da incitação do pontificado de João Paulo II para a apresentação de novos santos brasileiros. “O papa João Paulo II nos dirigiu uma palavra de muito estimulo neste sentido. É preciso que apresentemos causas de brasileiros. De pessoas da nossa época da nossa geração para dizer que a santidade está ao alcance de todos”, lembrou.

“O fato de apresentarmos processos de beatificação e canonização nos recorda que todos somos chamados à santidade”, declarou dom Geraldo. Ele também recordou que o papa Francisco tem sublinhado por diversas vezes a necessidade de santos em nossos tempos. A carta encíclica intitulada ‘O chamado à santidade’ é uma prova disso. “A constituição dessa Comissão junto à CNBB faz com que este apelo a santidade se torne mais vivo na Igreja do Brasil”, conclui dom Geraldo.

Por Franklin Machado

O post Dom Geraldo Lyrio Rocha fala sobre Comissão Especial para a Causa dos Santos da CNBB apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Artigos relacionados