CNBB

A 57ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) está marcada para o período de 1º a 10 de maio de 2019. O encontro anual do episcopado ocorrerá no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP).

Neste ano, a AG tem a tarefa central de atualizar as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE) da Igreja no Brasil para o quadriênio 2019 a 2023. Outro desafio será eleger a nova presidência da CNBB para o próximo quadriênio, além das presidências das 12 Comissões Episcopais Pastorais da entidade. Podem participar, segundo o Estatuto da Conferência, os 323 bispos na ativa, os 171 eméritos e representantes de organismos e pastorais da Igreja.

ELEIÇÕES – Neste ano, já considerando a reforma do Estatuto da CNBB, aprovada na 56ª AG e em processo de confirmação pelo Vaticano, a presidência da CNBB deverá ser composta da seguinte maneira:
• Presidente;
• 1º vice-presidente;
• 2º vice-presidente;
• Secretário-geral e
• Vice-secretário-geral.

É possível que a confirmação do Vaticano altere alguns dos cargos propostos pelos bispos do Brasil na última Assembleia.

Outra escolha que os bispos devem fazer nos dias de assembleia, refere-se ao Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam), para o qual serão eleitos delegado e suplente.

O credenciamento para a 57ª AG deverá ser feito até o dia 19 de abril, sexta-feira, por meio de preenchimento de formulário online. As credenciais serão entregues no local, mediante apresentação da carteira de identidade.

Acesse o formulário de credenciamento.

Baixe o Guia para os Jornalistas da 57ª AG da CNBB, para mais informações.

O post Aberto credenciamento de imprensa para a 57ª Assembleia Geral da CNBB, que ocorrerá em maio apareceu primeiro em CNBB.

Fonte: Noticias da CNBB