CNBB

A água, vida e saúde do planeta e de todas as criaturas

Dom Roberto Francisco Ferreria Paz
Bispo de Campos (RJ)

Em, 1993, a ONU declarou a data, do 22 de março, como o Dia Mundial da Água. Às vezes, esquecemos, facilmente, por acharmos ela inesgotável ou abundante, que somente o 0,007% está disponível para o consumo das pessoas e dos demais seres. Por isso, é necessário, como está acenado na Carta da Terra, defender um Contrato Mundial da Água, que preserve sua condição de bem público acessível a todas as criaturas.

Cada vez mais grupos financeiros querem torná-la uma commodity, privatizando e mercantilizando este bem essencial. Por isso, estão de olho na Amazônia e no Aquífero Guarani, onde se concentram as reservas de água do Brasil que constituem o 8% do planeta. A falta de uma governança e um estatuto mundial leva a inúmeros conflitos e até guerras, que geram os chamados refugiados climáticos, expulsos dos seus lugares nativos por catástrofes “naturais” ou pela própria ação do capital predatório.

Tudo isto, mostra a necessidade urgente de uma Ecologia Integral e uma pastoral de defesa da vida e do meio ambiente, cuidando do uso responsável da água, bem como da sua justiça distributiva. As religiões devem se empenhar mais em ensinar um olhar contemplativo, reverencial e sacramental da água, como dom divino e fonte de vida.

Também, a construção de megaprojetos de barragens gigantescas altera o ciclo da vida e a hidrografia, prejudicando seriamente o habitat humano e da biodiversidade. Aprendamos, com as populações tradicionais, a salvaguardar os rios como artérias da vida, da interdependência dos biomas com as bacias hidrográficas, exercendo a defesa da água como uma política pública e um ministério profético a serviço da vida.

Que o Senhor Jesus, que santificou as águas e as sacralizou como sinal da nova vida, conspirando o batismo um mergulho nas fontes da graça, nos ajude a preservá-la, como dizia Francisco: “a irmã água sempre limpa e pura”. Deus seja louvado!

O post A água, vida e saúde do planeta e de todas as criaturas apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Artigos relacionados