CNBB

Pontificia Universidade Gregoriana forma especialistas em proteção de menores

A Universidade Pontifícia Gregoriana, de Roma, entregou no dia 13 de fevereiro, em Roma, o diploma a 16 graduados do quarto curso em Salvaguarda de Menores, numa cerimônia que contou com a presença de Marta Santos Pais, representante especial da ONU para a Violência contra Crianças.“Tornar zero o número favorito do mundo: zero violência contra crianças” foi o mote da cerimônia, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA pela organização do evento.

O sacerdote jesuíta Hans Zollner, presidente Centro de Proteção de Menores da Universidade Gregoriana, refere que neste campo “existe uma interação entre políticas, normas, procedimentos e diretrizes”.O objetivo, refere um dos colaboradores mais diretos do Papa, neste campo, é assegurar que “os jovens estão seguros e que aqueles que foram prejudicados recebem toda a ajuda e apoio a que têm direito”.

Organização das Nações Unidas

Marta Santos Pais, representante especial do secretário-geral da ONU para a Violência contra Criança, assinala por sua vez a importância de tornar o mundo um lugar mais seguro para os menores. “Esta meta está ao nosso alcance e todos podem fazer a diferença, colocando as crianças em primeiro lugar, a começar pelo investimento nos primeiros anos e garantindo que todas as crianças cresçam num ambiente seguro e de amor”, realça a responsável portuguesa.

O programa oficial iniciou-se com uma Missa presidida pelo reitor da Gregoriana, o jesuíta português Nuno da Silva Gonçalves.Este ano, os estudantes eram oriundos de quatro continentes; desde 2016, tem sido realizado anualmente na Universidade Pontifícia Gregoriana um curso que visa “educar especialistas para a prevenção do abuso sexual de menores”, baseado na abordagem das “vítimas em primeiro lugar”.

Nesta quinta-feira, no Vaticano, teve início o encontro sobre a proteção de menores na Igreja, que convocado pelo Papa que se estende até o domingo, 24 de fevereiro e reúne presidentes das conferências episcopais de todo o mundo.

Na foto, os organizadores do curso. (Foto do CPP)

Matéria da Agência Ecclesia, Conferência Episcopal Portuguesa

O post Pontificia Universidade Gregoriana forma especialistas em proteção de menores apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Artigos relacionados