CNBB

EMPREENDEDORISMO: Cáritas de Roraima promove formação sobre autossustentação para imigrantes

Mais de 40 potenciais beneficiários venezuelanos do eixo Meios de Vida do programa Caminhos de Solidariedade participaram de oficina sobre empreendedorismo e economia solidária. O encontro ocorreu na segunda semana de janeiro, na sede da Cáritas Diocesana de Roraima.

O público-alvo recebeu orientação e esclarecimentos de dúvidas sobre os empreendimentos a serem executados, além de auxílio para o início do trabalho. “A oficina visa também fazer um levantamento de materiais e equipamentos para ajudar os imigrantes a iniciar seu empreendedorismo”, informou a gestora de projetos da Cáritas, Gilmara Fernandes.

O projeto Caminhos da Solidariedade: Brasil e Venezuela de Vida conta com recursos do Fundo Nacional de Solidariedade da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e pretende alcançar cerca de 90 arquidioceses/dioceses em dose meses. Nesta articulação nacional da Igreja, as arquidioceses/dioceses estão convidadas para acolher imigrantes e refugiados venezuelanos em seus territórios, por meio de ações solidárias que vão promover, além da acolhida, a proteção, promoção e integração dos imigrantes no Brasil.

Dentre essas ações de Missão com a Venezuela, que busca estreitar laços de comunhão e articulação com a Igreja na Venezuela e no Brasil, está o projeto de integração, que auxilia imigrantes que desejam deslocar-se para outros estados brasileiros, através de dioceses de todo Brasil, que realizam cadastros. Outra frente é o Eixo Meios de Vida, que oferece ajuda aos imigrantes que querem continuar em Roraima e buscam uma forma de trabalho no empreendedorismo. “Diante desse contexto a diocese auxilia na geração de renda com a linha da economia solidária e apoia iniciativas de geração de renda, seja através do comércio, produção ou serviço”, ressaltou Gilmara.

A gestora ressaltou que, desde o início do trabalho, tem reunido com várias lideranças eclesiais e com o clero das comunidades católicas. “Temos firmado parcerias com as paroquias e congregações a fim de levar a proposta do programa Caminhos a todos”, comentou.

 

Com informações da Cáritas diocesana de Roraima

O post EMPREENDEDORISMO: Cáritas de Roraima promove formação sobre autossustentação para imigrantes apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Artigos relacionados