CNBB agradece a dom Luciano Bergamin pelo seu serviço no ministério episcopal

O Papa Francisco aceitou nesta quarta-feira, 15 de maio, o pedido de renúncia ao governo pastoral da diocese de Nova Iguaçu (RJ) feito por dom Luciano Bergamin. Dom Gilson de Andrade da Silva o sucede depois de ter sido bispo coadjutor por quase dez meses.

Dom Joel Portella Amado, secretário-geral da CNBB, envia a dom Luciano, em nome dos bispos que atuam no Brasil, uma mensagem de agradecimento:

Agradecimento da CNBB a Luciano Bergamin

 

Brasília, 15 de maio de 2019

 

Prezado Irmão, dom Luciano Bergamin.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) recebeu, nesta quarta-feira, a notícia de que o Papa Francisco aceitou seu pedido de renúncia ao governo pastoral da diocese de Nova Iguaçu (RJ) e nos unimos a todos para agradecer ao senhor pelo trabalho realizado.

A caminhada que o senhor tem feito como bispo, desde o ano 200, quando foi auxiliar da diocese de Santo Amaro (SP) e depois, a partir de 2002, como bispo de Nova Iguaçu, na sua sofrida e querida Baixada  Fluminense, tem nos dado uma demonstração de amor por Jesus Cristo e pela Igreja.

Para agradecer ao senhor, pedindo que a graça de Deus o assista em seu tempo de emeritude, recorremos às palavras São João Paulo II: “A graça é realidade interior. É pulsação misteriosa da Vida Divina nas almas humanas. É ritmo interior da intimidade de Deus conosco e, por isso mesmo, também da nossa intimidade com Deus. É ela a fonte de todo o verdadeiro bem na nossa vida. É o fundamento do bem que não passa. Através da graça, nós vivemos já em Deus, na unidade do Pai, do Filho e do Espírito Santo, embora a nossa vida se desenrole sempre neste mundo. Ela dá valor sobrenatural a toda a vida (homilia, 31de dezembro de 1979).

Enviamos o nosso abraço fraterno.

Em Cristo,

 

 

Dom Joel Portella Amado

Bispo auxiliar do Rio de Janeiro (RJ)

Secretário-geral da CNBB

 

 

O post CNBB agradece a dom Luciano Bergamin pelo seu serviço no ministério episcopal apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Rede Excelsior de Comunicação

Leve a rádio sempre com você
Baixe nosso aplicativo

Some description text for this item

receba novidades por email
Assine a nossa newsletter

Some description text for this item

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.